Sucesso moderado no Brasil, Segundo Sol ganha novo título e horário ingrato no Panamá

Publicado em 05/07/2019

Exibida recentemente no horário nobre da Globo, Segundo Sol foi o que se pode chamar de ‘sucesso moderado’ na nossa telinha. Teve uma audiência estável e relativamente alta, mas nada arrasador. No mercado internacional, porém, a repercussão da saga de Beto Falcão (Emílio Dantas) vem alcançando resultados bastante ingratos.

Até agora, a Globo conseguiu emplacar a novela em apenas um país: o Panamá. Por lá, a trama de João Emanuel Carneiro debutou no último dia 10 de junho e vem sendo exibido pela canal local TVN em um horário bastante ingrato – às 11 horas da manhã.

Até então, a faixa era ocupada pela também brasileira Totalmente Demais (Totalmente Diva), que, por conta de sua baixa audiência, saiu do ar mais cedo e teve os 130 capítulos de sua versão internacional – no Brasil, foram 175 – condensados em apenas 61.

Outra curiosidade é o título que Segundo Sol ganhou na TV panamenha. Ao oferecer a trama ao mercado estrangeiro, a Globo sugeriu o título internacional de A Second Chance (Uma Segunda Chance) para os países de língua inglesa e Nuevo Sol (Novo Sol) para os que falam espanhol.

Nenhum destes, porém, pareceu agradar à direção de programação da TVN, que rebatizou a saga de Beto Falcão por lá como Segunda Oportunidad (Segunda Oportunidade).

Inicialmente, a versão em transmissão por lá deve contar com 120 capítulos de uma hora – contra 155 da exibição original -, conforme foi vendida pela Globo. A menos, claro, que uma repercussão desfavorável obrigue a um corte maior na duração da trama… É aguardar para ver.

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