Record News exibe programas sobre religiões de origem africana após condenação

Publicado em 10/07/2019

Na madrugada desta quarta-feira (10), a Record News exibiu um programa chamado A Voz das Religiões Afro. A transmissão é por causa de uma condenação que a emissora sofreu em abril de 2018 por ter feito agressões a religiões de origem africana.

A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região de São Paulo. Outros três programas serão veiculados no mesmo horário nos dias 16, 23 e 30 de julho. Em agosto e setembro, reprises da atração serão realizadas.

Vale lembrar que a ação contra a emissora foi realizada pelo Ministério Público Federal junto ao Itecab (Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afrobrasileira) e Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e da Desigualdade).

Em 2004, a atração Mistérios fez no quadro Sessão de Descarrego ataques contra as religiões de matrizes africanas. Foram anos de batalha judicial até que o acordo fosse que o canal pago exibisse os programas especiais. A Record TV não terá que fazer a exibição, informou o Notícias da TV.

Na web, o Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca de São Paulo se pronunciou sobre a conquista. “Dezesseis anos de luta! Esse horário foi usado para nos atingir, e eles conseguiram espalhar tanto ódio contra o povo das religiões afrobrasileiras. Então conseguiremos ecoar também… Serão quatro programas para mostrar que religiões afrobrasileiras merecem respeito. Todos merecem!”, escreveram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade