Em investigação interna, Globo conclui que repórter esportiva acusada de conflito é inocente

Publicado em 05/07/2019

Depois de um mês após o caso parar na imprensa, a Globo concluiu que a repórter Ana Helena Goebel é inocente da acusação de conflito de interesse por ter entrevistado o jogador Cuéllar, do Flamengo. O volante rubro-negro é agenciado por uma empresa do marido de Ana Helena e teria interesse na saída do atleta, tema que foi abordado numa entrevista feita por Ana Helena no fim de maio.

Conforme apurou o Observatório da Televisão, ficou provado que as chefias do Esporte da Globo sabiam que Ana Helena Goebel era casada com Gianfranco Petruzziello, que representa o jogador. Sem conseguir marcar uma exclusiva com o volante do Flamengo, eles pediram para que Ana Helena fechasse uma conversa para o Globo Esporte.

Todavia, Ana Helena falou diretamente com Cuéllar, sem consultar seu marido. O jogador foi solicito e rapidamente topou fazer a reportagem. O assunto inicial não era falar sobre uma possível transferência para a Europa, mas como o assunto foi tocado pelo jogador na conversa, os editores optaram por essa abordagem. Foi quando o fato ganhou as redes sociais.

Ana Helena Goebel foi acusada de usar sua posição de repórter para ajudar o marido e forçar a saída de Cuéllar do Flamengo. Por causa da repercussão, ela foi afastada da cobertura da Copa América e do trabalho. Ana Helena chegou a viajar alguns dias para Curitiba (PR), onde sua família mora. A viagem foi autorizada pelas chefias da Globo.

Internamente, os chefes de Ana Helena Goebel defenderam a repórter aos seus superiores. Todos eles relataram que sabiam da proximidade que a jornalista tinha com o jogador rubro-negro e usaram isso ao seu favor. Mesmo assim, Ana Helena xingada por torcedores do Flamengo.

O lado da Globo sobre a história de Ana Helena Goebel

Entretanto, exista e expectativa de que Ana Helena Goebel volte ao trabalho após a Copa América. A repórter está no SporTV desde 2015. Ana Helena Goebel já foi apresentadora do É Gol, do SporTV e normalmente cobre o dia a dia dos clubes do Rio de Janeiro.

Todavia, procurada oficialmente pelo Observatório da Televisão para falar sobre a reportagem, a Comunicação da Globo afirmou apenas que Ana Helena Goebel continua afastada da cobertura da Copa América.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade