Com apenas um mês no ar, Justiça decide reclassificar matinal Aqui na Band

Publicado em 25/06/2019

Com apenas um mês no ar, o Ministério da Justiça reclassificou nesta terça-feira (25), em publicação no Diário Oficial da União (DOU), o programa Aqui na Band. A atração matinal da emissora do Morumbi, apresentada por Luís Ernesto Lacombe e Silvia Poppovic, agora tem um selo de “não recomendada para menores de 12 anos”

Todavia, conforme o despacho, o programa de entretenimento foi reclassificado por linguagem chula e apelo sexual.

O Ministério da Justiça notificou e pediu mudanças para o programa. A Band, porém, não obedeceu e manteve seu formato intacto. Com isso, o órgão optou por mudar o selo.

Entretanto, a Band argumentou que tentou mudanças. A Justiça diz que, em pelo menos três edições, além de manter a linguagem chula e o apelo sexual, foram detectadas “ato de violência e descrição de violência”.

Curiosamente, o período de monitoramento cobriu o período em que o programa apostou na cobertura da acusação do estupro contra o jogador Neymar.

Porém, vale ressaltar que isso não vai afetar o horário do Aqui na Band. Em 2016, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou que a classificação indicativa determine o horário de uma atração. O medida foi considerado inconstitucional.

Se o antigo método valesse, o Aqui na Band só poderia ser exibido após às 20 horas.

Aqui na Band está desde maio no ar

O curioso é que o Aqui na Band tem pouco tempo de vida e já foi reclassificado pelo Ministério da Justiça. A atração entrou no ar no fim de maio, e está no ar faz pouco mais de 30 dias.

Entretanto, a atração não traz maiores novidades em relação a atrações do gênero de outras emissoras, como o Encontro com Fátima Bernardes (Globo) e Hoje em Dia (Record). Esses sequer foram reclassificados recentemente e sequer foram incomodados pela Justiça nesse sentido.

Procurada pelo Observatório da Televisão, a Band não respondeu os contatos até o fechamento desta reportagem.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade