Copia e Cola: Novo reality culinário do Mais Você reproduz pratos de chefs famosos

Publicado em 18/04/2019

Um dos precursores em competições de culinária na TV, o Mais Você estreia na segunda-feira (22), mais um quadro voltado ao tema: o Copia e Cola. O novo reality de Ana Maria Braga receberá seis cozinheiros amadores anônimos que realizarão provas em que terão que copiar pratos criados por chefs famosos.

Os participantes terão cinco dias para preparar os pratos. O grande vencedor leva para casa o prêmio de R$ 15 mil. Na dinâmica do jogo, os participantes têm acesso apenas à receita e à iguaria pronta — eles não podem provar o prato original.

A partir daí, têm que preparar a versão mais fiel possível daquela criação, tanto em sabor quanto visualmente. A cada dia, o participante com a menor nota é eliminado.

Os pratos são avaliados por um júri composto por Jimmy McManis e Guga Rocha, fixos nesta primeira edição, e por um convidado: o chef autor da receita do dia.

De acordo com Ana Maria Braga, o objetivo do Copia e Cola é, antes de tudo, entreter. “São pessoas comuns que cozinham o básico do dia a dia, preparando receitas elaboradas e lindíssimas. Nosso objetivo é que eles reproduzam algo próximo ao prato que estão copiando e, principalmente, se divirtam”, detalha.

“Para isso, damos a receita, os ingredientes e, nesse meio tempo, ainda propomos alguns desafios, que vão fazer com que o ‘Copia e Cola’ fique ainda mais animado. Tenho certeza que as pessoas vão curtir muito”, adianta a apresentadora do Mais Você.

Completamente inédito, reality culinário Copia e Cola tem direção de Luiz Castilho. Já o Mais Você tem direção geral de Vivi De Marco e Frederico A. de Oliveira. O programa vai ao ar de segunda a sexta, após o Bom Dia Brasil.

O Mais Você e os realities culinários

O matinal Mais Você foi um dos primeiros programas a propor competições de culinária na TV. Hoje, ele conta com realities de gastronomia, comandados por Ana Maria Braga, que são exibidos ao longo de todo o ano. A culinária sempre esteve presente como um dos carros-chefes do programa e os realities chegaram para mostrar isso de outra forma.

Nossos realities não são simplesmente a competição pela competição. As pessoas em casa aprendem muito também, porque mostramos os workshops, colocamos tudo na internet, damos a receita. Além de todo o conteúdo, fazemos questão que haja um ensinamento para quem tiver interesse, em casa, de aprender também”, afirma Ana.

O Super Chef, foi o primeiro — estreou em setembro de 2008. Depois de mais duas temporadas, em 2012, o quadroapresentou uma versão especial, o Super Chef Celebridades. O formato segue atualmente com personalidades do meio artístico como participantes.

Desde 2009, o Mais Você passou ainda a exibir uma versão infantil: o Super Chefinho, com artistas mirins. O programa tem ainda oJogo de Panelas,que foi ao arpela primeira vez em 2011. Na tração, anônimos têm a chance de virar chefs de cozinha por uma semana.

Em 2017, mais um reality na grade do matinal: o Fecha a Conta, formato original da Globo. Nele, cada participante – chefs profissionais – entram com um crédito de R$ 20 mil. O valor será usado nas compras de ingredientes que serão utilizados na preparação dos pratos. O grande vencedor leva para casa o valor restante das compras.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade