Negra na televisão brasileira, Maju Coutinho fala sobre chegar ao sucesso: “É uma batalha”

Publicado em 17/03/2019

A apresentadora Maju Coutinho participou, neste sábado (16), do programa Altas Horas, da Globo. Durante a atração, ela foi perguntada por uma moça da plateia sobre como foi sua trajetória para chegar ao sucesso. Coutinho se tornou uma das apresentadoras mais populares do jornalismo da Globo e uma marca do segmento de previsão do tempo.

“É uma batalha, né? Aquela história, que virou meio clichê, que você tem que fazer o dobro, é totalmente real. Você tem essa sensação quando você nasce uma mulher negra no Brasil. Eu lembro que uma amiga da minha mãe me contou, que quando eu nasci menina (…), ela falou ‘mas eu temo por ela porque ela é negra, mulher e no Brasil, isso nos final dos anos 70’”, revelou Maju.

Veja também: Sucesso na Globo, Maju Coutinho ganha atração no GNT

Na sequência, ela reforçou que teve que se preparar mentalmente para suportar o preconceito da sociedade. “Então, foi uma batalha de construir muitas blindagens internas. Você lidar com o olhar, às vezes, mais desprezível ou de dúvida, aquela dúvida ‘mas será que ela é capaz? Será que vai rolar’. Isso são coisas que se você não se prepara emocionalmente, eu acredito que eu não teria conseguido”, afirmou.

Importância da família da Maju Coutinho

Ao finalizar, a apresentadora enfatizou que há muitas barreiras até por ter origem na classe média baixa. Ela ressaltou que sua família investiu muito na educação e isso ajudou a levá-la até o Jornal Nacional. Maju contou sobre a importância do empoderamento.

“Não basta dizer sou empoderada, tenho poder, black is beautiful, não. Vamos lutar e galgar um caminho na educação para poder abrir barreiras. Foi minha avó doméstica que pensou isso lá trás, quando ela botou minha mãe para estudar e meus pais continuaram nessa levada”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade