Trama de Verão 90 tem semelhanças com a história central de Vale Tudo

Publicado em 09/02/2019

Um filho mau caráter que vai parar na cidade grande e pretende enriquecer por meio de golpes. Uma mãe que começa uma busca incansável pelo filho que tem vergonha dela. A ascensão da mãe por meio de um talento culinário. Você já viu tudo isso antes, na novela Vale Tudo, e agora está acompanhando na atual trama das sete, Verão 90.

Pois é, a novela escrita por Paula Amaral e Izabel de Oliveira tem uma trama semelhante à história central da inesquecível produção de Gilberto Braga, Leonor Bàsseres e Aguinaldo Silva, exibida em 1988, e que coincidentemente, foi reprisada no Canal Viva recentemente.

Leia mais: Quem matou Odete Roitman? Último capítulo de Vale Tudo no Viva bomba na web

Se em Vale Tudo era Raquel (Regina Duarte) que estava atrás da filha Maria de Fátima (Glória Pires), em Verão 90 é a vez de Janaína (Dira Paes) buscar pelo rebento fujão, Jerônimo, interpretado por Jesuíta Barbosa.

O ponto de partida de ambas as tramas é um estado do sul do país, para depois a história se desenvolver no Rio de Janeiro. E enquanto Fátima vendeu sua própria casa para viajar à Cidade Maravilhosa, Jerônimo preferiu roubar as economias de Celestine (Bel Kutner), uma amiga de sua mãe.

Sobrevivência na cidade

O modo de sobrevivência de Fátima e Jerônimo na cidade grande é bem parecido. Ambos se valem de golpes para conseguir se ascender à elite, com a justificativa de que não nasceram para serem pobres. Nesse discurso, está incluído a vergonha de suas mães. A personagem de Glória Pires, inclusive, chegou a humilhar a mãe em uma discussão bem pesada.

Do mesmo modo, Jerônimo admitirá a Vanessa (Camila Queiroz) que acha Janaína “brega” e sem objetivos na vida. Justamente por isso, ele fugirá ao máximo dela, tudo para que ela não descubra que ele está se aproximando dos donos milionários da PopTV.

Leia mais: Média de audiência de Verão 90 é menor do que as novelas antecessoras

Enfim, completando as semelhanças, está a ascensão das mães batalhadoras. Ambas se valem de seus talentos culinários para ganhar dinheiro, vendendo quentinhas. De fato, se em Vale Tudo a humilde Raquel conseguiu até abrir um restaurante, não será surpresa se Janaína alcançar o mesmo feito.

Por outro lado, Verão 90 conta ainda com um terceiro personagem na história, João (Rafael Vitti), que deve ajudar a mãe a desmascarar o irmão de vez. Resta aguardar os próximos capítulos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade