A Guerra Fria Soteropolitana: como Globo e Record travam batalha acirrada na hora do almoço em Salvador

Publicado em 15/05/2018

Desde a última segunda-feira, dia 7 de maio, Globo e Record vivem um auge de uma disputa gigante de audiência, que poucas vezes foi vista na história da televisão local brasileira. E ela acontece na Bahia.

De um lado, Jéssica Senra, que estreou no Bahia Meio Dia, principal telejornal da TV Bahia, afiliada da Globo em Salvador, no último dia 7. Jéssica foi contratada depois de uma passagem bem sucedida pela RecordTV Itapoan, filial da emissora paulista em Salvador.

Veja mais: Animação, exercício físico e amor à reportagem: as verdades de Jéssica Smetak, nova âncora do Bahia no Ar

Lá, Jéssica apresentava o Bahia no Ar, onde foi líder por mais de dois anos. Ela optou por não renovar o contrato e decidiu aceitar o interesse da concorrente para ajudar a remontar a linha editorial e a audiência do Bahia Meio Dia.

Do outro lado, José Eduardo, o Bocão. Apresentador do Balanço Geral BA desde o fim de 2014, Zé se reinventou e conseguiu conquistar o público aos poucos. Em abril, por exemplo, ele foi líder de Ibope vencendo de ponta a ponta os concorrentes, incluindo o Bahia Meio Dia.

Zé Eduardo está na Record desde 2008, quando chegou com o programa Se Liga Bocão, um dos policialescos locais mais populares da história. Conseguiu picos de 33 pontos em seu auge, mas quando saiu do ar em 2014, já não tinha mais o mesmo prestígio.

Hoje, o ex-colegas, disputam ponto a ponto a liderança. Na primeira semana de batalha, a tática foi de guerra. Nos dois primeiros dias no ar, Senra entrou no ar às 12h01. Na quarta, quinta e sexta, de forma surpreendente até mesmo para o principal concorrente, o Bahia Meio Dia começou por volta das 11h47.

Além disso, até participações conhecidas aconteceram. Na terça (8), Sandra Annenberg, do Jornal Hoje, entrou ao vivo para dar os destaques do Jornal Hoje e deus às boas vindas para Senra. Entrar num jornal local ao vivo, que não seja de São Paulo, é algo raríssimo e mostra como a emissora carioca confia e quer dar visibilidade ao trabalho de Senra.

Já o Balanço Geral BA oficializou o horário que era provisório: o programa se inicia agora às 11h50, roubando tempo do Hoje em Dia e tirando do ar até mesmo o Minuto do Casamento, programete apresentado pelos âncoras do programa The Love School, da filha de Edir Macedo, Cristiane Cardoso.

Nesta segunda (14), ambos começaram praticamente no mesmo horário: 11h50. Enquanto Zé começa direto com notícias, Senra tem uma escalada de assuntos de cerca de três minutos. Além do horário de início, outra tática tem sido o maior número de pautas populares possíveis.

Nesta terça-feira (15), ambos falarão do mesmo assunto, segundo chamadas de ambos os telejornais que rodam a programação: escolas sem estrutura. Além disso, ambos investem em links de várias partes da cidade – são cerca de quatro em cada um dos jornais, um número bem alto para um jornal local.

Na audiência, a disputa tem sido de vantagem pra Jéssica no período de confronto direto entre os dois. Na primeira semana, segundo dados consolidados e arredondados da Grande Salvador, Jéssica Senra marcou 15 pontos de média contra 14 do Balanço Geral BA, de José Eduardo. Mas na sexta, por exemplo, Senra já venceu a concorrente por um placar de 14 a 11.

Nos cinco confrontos da semana passada, o Bahia Meio Dia ganhou em quatro. Na estreia, no dia 7, o placar mais apertado até aqui: 15,6 a 15,5 pontos, um empate técnico, mas com vantagem mínima para a Record. Vale ressaltar, no entanto, que José Eduardo ainda ganha tranquilamente da Globo após o fim do BMD – onde Globo Esporte BA, Jornal Hoje e Vídeo Show são exibidos.

A grande disputa é mesmo entre os dois jornais locais. A correira tem sido grande para busca de pautas e entrevistados importantes, como secretários. O desafio de ambos é tentar fazer o melhor jornal possível para bater o outro nos números de audiência.

Mesmo com a disputa acirrada na hora do almoço, a Record tem mantido a liderança em outros horários. O Bahia no Ar, agora comandado por Jéssica Smetak, ex-TV Bahia/Globo, continua em primeiro lugar, com picos de até 15 pontos de Ibope entre 7h20 e 8h30, sendo líder na média com muita folga – em abril, por exemplo, o jornal obteve 11,4 pontos e ficou na ponta.

Veja também 

Relembre outras novelas ambientadas na Bahia, como Segundo Sol, que estreia na próxima segunda-feira

Multishow exibirá Chaves e Chapolin em quatro horários da programação; veja e se programe

Nesta semana, a tática de guerra em horários vai continuar. A TV Bahia/Globo continuará iniciando o Bahia Meio Dia por volta das 11h50, mesmo horário em que já está oficializado o Balanço Geral BA.

Nos bastidores, a disputa ganhou um apelido: guerra fria soteropolitana, em referência aos anos de guerra velada entre EUA e União Soviética. A verdade é que essa guerra é tudo, menos fria. E quem ganha com isso é o público.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade