Após escândalo machista, Band intervém em afiliada e tira programa do ar

Publicado em 22/02/2018

2 meses e 4 dias: essa foi a duração da versão goiana de Os Donos da Bola, programa esportivo exibido pela Band em diversas regiões do país. Em Goiás, estava no ar desde 17 de dezembro e era apresentado pelo radialista Beto Brasil, conhecido no estado por trabalhos anteriores a este. Na tarde de ontem (21), o programa se envolveu em uma polêmica: Karol Barbosa, candidata a musa do Goiás Esporte Clube, foi submetida a perguntas dúbias e eróticas em pleno horário do almoço.

O caso foi noticiado em primeira mão pelo Observatório da Televisão e repercutiu de maneira imediata nas redes sociais, além de também ter sido destaque em inúmeros veículos nacionais e internacionais. Com a repercussão, revelou-se que não era a primeira vez que o programa utilizava daquele expediente.

Veja também: Programa da Band submete musa de time a perguntas eróticas

Em 9 de fevereiro, Karol Rodrigues, musa do Vila Nova, foi perguntada na mesma atração se sabia a resposta para a pergunta “se quem não tem perna é perneta, quem não tem punho é o que?”. Visivelmente constrangida, e para surpresa do apresentador e dos comentaristas, ela respondeu punheta. Beto desconversou e seguiu com a atração, mudando para a próxima pergunta do quadro Desafio das Musas.

Na manhã desta quinta, 22, a afiliada da Band em Goiânia divulgou um comunicado informando que “nós sabemos que todos vocês ficaram chocados com a entrevista que nós fizemos ontem com a musa do Goiás. E esse choque é o nosso alívio. As perguntas com duplo sentido foram feitas para que todos parassem um momento e pensassem a respeito do que várias mulheres sofrem todos os dias. O que aconteceu no quadro do nosso programa durou apenas 5 minutos, mas várias mulheres passam por isso todos os dias. Esperamos que cada um que se revoltou seja uma voz real na luta pela igualdade e respeito a todas as mulheres”.

O posicionamento da TV Goiânia não foi bem recebido e acabou sendo imediatamente rechaçado por profissionais do meio e também por telespectadores, que chegaram a duvidar de sua autenticidade ao decorrer da manhã. Porém, às 12h30, quando começou mais uma edição de Os Donos da Bola, Beto Brasil convidou Leandro Vieira, suposto coordenador artístico do canal, para entrar no estúdio e explicar a situação.

Leandro, visivelmente alterado e aparentando grande nervosismo, tentou vender que era a primeira vez que aquilo acontecia e que o intuito da emissora era fazer um grande teste com seu público. Enquanto ele discursava, a tarja do programa estampava “polêmica: Os Donos da Bola GO repercute internacionalmente” e uma música instrumental de suspense era tocada em loop.

A justificativa de Leandro, facilmente desmentida ao lembrarmos de que a musa do Vila Nova passou por expediente semelhante duas semanas atrás, incendiou ainda mais as redes sociais e provocou indignação. No término do programa, Beto Brasil, em tom choroso, pediu desculpas a todos que possam ter se sentido incomodados com a situação e disse que ele e seus comentaristas eram pais de família. Sem sorrir, despediu-se com um até amanhã.

Beto, seus comentaristas e Os Donos da Bola, porém, não voltarão ao ar amanhã.

Após analisar a repercussão de todo o caso, a direção de jornalismo da Band optou por intervir diretamente na afiliada e ordenar o cancelamento imediato do programa esportivo, que já não faz mais parte da programação da emissora. A cúpula do canal do Morumbi considerou que o fato ter ocorrido em um programa que tem diversas franquias espalhadas pelas emissoras afiliadas da Band pelo país, inclusive em São Paulo, tornou tudo ainda mais inaceitável, pois acabou manchando por tabela profissionais que nada tinham a ver com a história.

Pouco depois das 15h de hoje, a TV Goiânia divulgou um comunicado em que confirma o cancelamento do programa: “sinceramente não tínhamos ideia dessa repercussão negativa. O quadro Desafio das Musas é esporádico no programa local Os Donos da Bola, e tem pitadas de humor e descontração. Mas em nenhum momento nossa intenção foi discriminar ninguém, muito menos as mulheres torcedoras do Goiás ou de qualquer outro time de futebol. Pedimos desculpa por quaisquer constrangimentos causados, e como prova de que não compactuamos com o conteúdo veiculado, a emissora decide desde já pela retirada do programa do ar”.

Segundo a reportagem do Observatório da Televisão apurou, o jornalístico Fala Goiás ocupará o horário de maneira provisória a partir desta sexta-feira, dia 23. O canal, porém, já estuda o retorno de Os Donos da Bola, agora com o título de Jogo Aberto Goiás, e sem nenhuma modificação na equipe.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade