Publicidade

O “esquecido” reality Casamento à Moda Antiga, do SBT, estreava há 12 anos

Publicidade

No dia 11 de dezembro de 2005, estreava no SBT um reality show que muita gente nem se lembra mais que existiu. Trata-se de Casamento à Moda Antiga, uma tentativa frustrada de Silvio Santos de reaver o sucesso da Casa dos Artistas, no SBT. A atração usava a mesma locação do reality que confinava celebridades, mas, desta vez, no intuito de promover casamentos.

Casamento à Moda Antiga era exibido, inicialmente, aos domingos, e apresentado por Silvio Santos. No palco do programa, o animador recebia pais, padrinhos e amigos de um homem e de uma mulher, que deveriam ajudar a escolher o par ideal no palco. Os pretendentes chegavam ao palco e os padrinhos dos participantes tinham que escolher, entre os concorrentes, àqueles que achavam que seriam a “alma gêmea” de seus apadrinhados. Após uma bateria de perguntas e respostas, apenas dois pretendentes para cada candidato permanecem no palco.

Depois disso, a plateia entrava em ação. As “colegas de trabalho” de Silvio Santos votavam, entre os dois pretendentes, qual deles deveria ser o noivo (ou a noiva) do participante. Depois da escolha é que os noivos finalmente se conhecem, participando de uma pequena cerimônia de noivado no palco. Em seguida, eram levados à “Casa dos Noivos” (na verdade, a Casa dos Artistas adaptada), onde deveriam passar 21 dias juntos. Após esse período, os casais voltam ao palco para decidir se continuam ou não o noivado.

Continua depois da publicidade

Caso um casal decidisse se casar num prazo de seis meses a partir da data de saída da casa, recebia da emissora os seguintes prêmios: cerimônia de casamento civil e religiosa; recepção para 50 pessoas; trajes para os noivos; lua-de-mel por uma semana; e R$ 10.000,00 por mês durante um ano, desde que comprove, através de recibos, notas fiscais e outros documentos, que permanece unido.

Assim, Casamento à Moda Antiga promovia um grande rodízio de participantes, já que, a cada semana, dois novos casais eram formados no palco de Silvio Santos e levados à Casa dos Noivos. Durante a semana, Jorge Kajuru apresentava a versão diária do programa, que mostrava o dia-a-dia da Casa dos Noivos, tal qual um Big Brother. A versão diária estreou substituindo a novela Xica da Silva na faixa das 22 horas, trama da Manchete que o SBT reprisou ao longo daquele ano com muito sucesso.

Versão brasileira do programa americano Married by America, Casamento à Moda Antiga teve trajetória, no mínimo, curiosa na grade de programação do SBT. O programa começou em pleno final do ano, e até estreou bem, mas logo perdeu fôlego na audiência. A edição diária não atingiu grandes índices de audiência e, algum tempo depois, acabou cancelada. Já a versão semanal, com Silvio Santos, teve vida mais longa, mas nada espetacular. Logo, a atração migrou das noites de domingo para às quartas-feiras.

Curiosamente, Casamento à Moda Antiga deu férias a seus participantes num determinado período. Em dezembro de 2005, seis casais deixaram a Casa dos Noivos, retornando ao confinamento cerca de três semanas depois. A explicação oficial era que a emissora dava a oportunidade para que os casais passassem o fim de ano juntos, e, assim, conhecessem as famílias de seus parceiros. Mas, extraoficialmente, tratava-se de férias forçadas, por questões de economia (boa parte da produção estava em férias), e para permitir que o programa passasse a ser gravado quase simultaneamente, o que melhoraria sua audiência. Isso porque Casamento à Moda Antiga estava sendo gravado desde outubro, mas só estreou em dezembro de 2005.

Mesmo com todas estas manobras, Casamento à Moda Antiga não emplacou. E, curiosamente, não houve um desfecho para a atração. O programa foi interrompido em março de 2006 sem final. Silvio Santos prometeu na ocasião que o programa mudaria de horário, mas nunca mais voltou ao ar.

Leia também:

Dona Anja estreava há 21 anos

Confira trecho de Casamento à Moda Antiga, com Silvio Santos:

Publicidade
© 2020 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade