Grupo Globo muda comando e Roberto Irineu deixa a presidência executiva

Publicado em 14/12/2017

Nesta quinta-feira (14), o Grupo Globo divulgou que mudou sua presidência executiva. De forma inesperada, saiu um membro da família Marinho e entrou um executivo considerado profissional.

Trata-se de Jorge Nóbrega, que era vice-presidente executivo até então. Roberto Irineu, de 70 anos, filho mais velho de Roberto Marinho, irá se aposentar do cargo, mas logicamente não do Grupo Globo.

Veja mais: Globo estica o BBB 18 e muda data da final

Roberto Irineu agora será do Conselho de Administração do Grupo Globo, um grupo de notáveis executivos de todas as áreas do Grupo, que juntos, tomam decisões importantes do sobre os problemas e planejamento do canal.

Veja o comunicado na íntegra:

“Gostaria de comunicar a todos que indiquei, e o Conselho de Administração do Grupo Globo aprovou, a promoção de Jorge Nóbrega de Vice-Presidente Executivo para Presidente Executivo, e que eu continuo na função de Presidente do Conselho de Administração.

Agora que completei 70 anos, afasto-me dos assuntos do dia a dia das empresas, mas continuo a orientar os caminhos a seguir como Presidente do Conselho de Administração, liderando nosso grupo na criação da nossa estratégia de negócios, na manutenção dos Valores e da Essência Globo, nas decisões estratégicas, nas aprovações dos planos de negócios e na interlocução da família Marinho com a empresa.

E continuarei a conversar e opinar sobre nossos conteúdos, com um olhar de quem ama o que fazemos e de quem tem a experiência de tantos anos de televisão e mídia. Quero assegurar que estamos, hoje, construindo a Globo de amanhã.

Jorge terá responsabilidade pelos resultados de todos os negócios do Grupo, pelos novos projetos e por implementar o processo de transformação já em curso. Ele responderá a mim e ao Conselho de Administração.

Gostaria de deixar claro que a família Marinho não se afasta da Globo nem um milímetro. Somos e queremos continuar a ser uma empresa familiar de gestão profissional, comprometida com o Brasil, com a ética, com o jornalismo e com o entretenimento de qualidade.

A forma de gerir nossas empresas também não muda. Não transigimos em nossos princípios e valores. Buscamos resultados de longo prazo, sem mirar exclusivamente no lucro do trimestre. E queremos manter a autonomia de decisão operacional dos negócios, sempre de forma alinhada e coordenada com o interesse geral do Grupo.

Jorge Nóbrega está na Globo desde 1997, quando começou a trabalhar conosco para nos ajudar na relação família-empresa. Ele é formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, tem mestrado em Engenharia Industrial pela PUC do Rio e pós-graduação em Literatura pela mesma instituição. Trabalhou antes em algumas empresas brasileiras e multinacionais e foi consultor internacional do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Aqui na Globo, desde que assumi a Presidência, o Jorge sempre foi meu braço direito. Coordenou o processo de restruturação financeira em 2002, organizou e ocupou a Direção de Gestão Corporativa em 2007 e tornou-se Vice-Presidente Executivo em 2012.

Como já disse antes, nosso futuro é hoje. Temos ativos e qualidades que dificilmente algum grupo de mídia do mundo consegue reunir. Temos recursos acumulados para financiar nossos projetos.

E, acima de tudo, temos a competência e a garra de vocês, que constroem esse nosso futuro de cada dia.

Muito obrigado e Feliz Natal a todos,

Roberto Irineu Marinho”

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade