Atores baianos publicam carta com críticas à Globo: “Lugar de baiano não é em figuração”

Publicado em 06/11/2017

Um grupo de atores baianos divulgaram na tarde desta segunda-feira (6) uma carta aberta de repúdio à Globo por conta de notícias envolvendo a novela De Volta Pra Casa, uma das próximas tramas do horário das 21 horas.

Recentemente, foi noticiado na imprensa que a atriz Giovanna Antonelli teria sido rejeitada para um dos papéis principais da trama, escrita por João Emanuel Carneiro, por ser “branca demais”. No entanto, a Globo voltou atrás e a escolheu mesmo assim para a personagem.

Veja mais: Apresentadores do esporte da Globo podem ganhar autorização para fazer publicidade

O detalhe neste caso é que De Volta Pra Casa se passará em Salvador (BA), cidade com predominância majoritariamente negra. Por conta desta notícia, atores da Bahia se juntaram num movimento intitulado Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia para publicar um texto de repúdio contra o canal.

No extenso texto, assinado também pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos da Bahia (Sated-BA), os atores de Salvador afirmam que merecem grande espaço no folhetim, e não ficar na figuração.

“Informamos que estamos disponíveis e aptos a compor o elenco principal em sua produção, e não apenas papéis secundários, sem falas e pequenas participações. Temos consciência que lugar de elenco baiano não é na figuração especial”, afirma a carta.

O texto cita atores baianos de sucesso, como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Regina Dourado, entre outros, para exemplificar como os talentos da Bahia existem e precisam ser valorizados.

“As atrizes e os atores baianos ‘colocam a cara no sol’, não se recolhem à sombra e estão preparados para, junto com a sua produção, protagonizar essa história de sucesso que será esta novela com a cara e jeito da Bahia que, com certeza, não deixará de retratar com fidelidade este povo tão cativante e envolvente, do qual nós somos parte e representamos tão bem”, afirma outro trecho do texto, que viraliza em redes sociais como o Facebook e o WhatsApp.

De Volta pra Casa é escrita por João Emanuel Carneiro e terá direção de Dennis Carvalho, sendo a substituta de O Outro Lado do Paraíso, atual novela das 21 horas. Com gravações previstas para iniciar em janeiro, o elenco está em fase de escalação atualmente.

A novela contará a história de um famoso cantor de axé que fez sucesso no passado, mas vê seu nome cair no ostracismo novamente. No entanto, tudo muda quando um boato sobre sua morte circula e a vendagens de suas músicas dispara.

Vendo o lucro do que conseguiu e voltando a ser cultuado, o cantor decide se manter “morto” e fica refugiado na ilha de Boipeba, onde começa tudo de novo em sua vida.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade