Discussão sobre gênero em A Força do Querer é destaque em jornal norte-americano

Publicado em 07/10/2017

A novela A Força do Querer, não é só um sucesso de audiência e público. A trama de Gloria Perez vem chamando atenção internacionalmente por sua repercussão no Brasil, sobretudo pela discussão acerca da transição de gênero de Ivan (Carol Duarte).

Leia também: Globo Repórter exibirá programa especial sobre A Força do Querer

O The New York Times, considerado o jornal mais popular dos Estados Unidos, publicou uma matéria sobre a trama, destacando que é a primeira vez que o tema é debatido numa novela, fazendo com que os telespectadores reflitam sobre a questão. “A Globo, a rede de televisão dominante do Brasil, já usou suas telenovelas amplamente populares para moldar os debates sociais em torno de questões controversas, como casais inter-raciais e relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. Mas a emissora nunca havia transmitido uma novela com um personagem transgênero. Vários dos personagens secundários são transgêneros na vida real” – destacou a publicação.

“A novela é um reflexo da sociedade brasileira em qualquer momento. Eu pensei que era hora de conversarmos sobre isso”, disse Gloria Perez em entrevista ao jornal americano acrescentando que quis criar um personagem com qual as pessoas tivessem empatia, como forma de iniciar o debate.

A atriz Carol Duarte, intérprete de Ivana/ Ivan também foi entrevistada e contou que sentiu uma imensa responsabilidade ao ser escalada para o papel mas se surpreendeu com a repercussão positiva do personagem: “A reação do público foi positiva. As pessoas estão torcendo para o Ivan encontrar a própria felicidade”.

Leia a matéria completa no site do jornal clicando aqui.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade