Veja os bordões mais famosos das novelas

Publicado em 18/05/2017

Os bordões são parte das novelas e muitas delas se tornaram populares pelos seus personagens cheios de frases prontas e muito bem animados. Em A Força do Querer, Dona Edinalva já espalhou o seu bordão pelos personagens e do lado de fora da telinha já é possível ouvir as pessoas falando “O pau te acha” tal qual a mãe de Ritinha.
Fizemos uma lista com outros bordões que foram sucesso nas novelas.

20 anos após a estreia, Por Amor continua extremamente atual

 

Adriana Esteves como Carminha em Avenida Brasil
Adriana Esteves como Carminha em Avenida Brasil Globo

“É tudo culpa da Rita”
Não foi exatamente um bordão mas uma frase repetida à exaustão por Carminha (Adriana Esteves) em Avenida Brasil sempre que algo não saía conforme o planejado. Ela atribuía à ex-enteada uma maldição até mesmo quando não sabia que Rita era na verdade Nina.


Solange Couto
Dona Jura de O clone Divulgação


“Não é brinquedo não”
A frase dita por Dona Jura (Solange Couto) na novela O Clone ganhou as ruas e as pessoas a usaram para reclamar da vida com muito bom humor da mesma forma que a dona do bar fazia na tela da TV.

Dria Moraes
Marcia de Chocolate com Pimenta Divulgação

“Eu sou chique bem”

Em Chocolate com Pimenta, a personagem Márcia tinha mania de grandeza e superioridade e mesmo vindo de uma família humilde de caipiras, se achava a mais elegante e refinada das criaturas e a todo momento afirmava sua chiqueza. A situação piorou quando ela se tornou “dona e proprietária do salão de beleza”.

Mara Manzan
Odete de O Clone Divulgação

“Cada Mergulho é um flash”

Glória Perez adora criar personagens que proferem bordões, e Odete (Mara Manzan) foi um deles em O Clone. A personagem louca por holofotes adorava frequentar o Piscinão de Ramos e sempre afirmava que o local era cheio de paparazzi.

Porcina e Sinhozinho Malta (Divulgação)
Porcina e Sinhozinho Malta Divulgação

“To certo ou to Errado?”

Frase eternizada por Sinhozinho Malta (Lima Duarte) em Roque Santeiro ao finalizar suas frases, sempre balançando os braços e fazendo chacoalhar suas pulseiras.

Leandra Leal
Elza de Ciranda de Pedra Divulgação

“É biscoito fino!”

Elzinha (Leandra Leal) tinha o sonho de se casar com um homem rico em Ciranda de Pedra, e sua família tinha o sonho de que Elzinha se casasse não importasse a condição social do pretendente. Exigente, a moça vivia levantar a própria bola ao afirmar que era “biscoito fino”.

Yasmin Fontes (Divulgação/ TV Globo)
Yasmin Fontes Divulgação TV Globo

“To bege, to bege, to rosa”

A frase era muito usada pela personagem Yasmin Fontes (Mariana Rios) de Malhação, mas a divertida cantora adolescente tinha outras frases que faziam rir como “Nossa senhora da bicicletinha, dai-me equilíbrio”, “Jesus me chicoteia”, “Jesus apaga a luz”.

Luiza Tomé
Scarlet de A Indomada Divulgação

“É um must”

Da longínqua Greenvile, um bordão que sempre esteve na boca de Scarlet (Luiza Tomé) de A Indomada. Para a primeira dama da cidade tudo o que era bonito era “um must”.

Camila Pitanga
Bebel em Paraíso Tropical Divulgação TV Globo

“Catiguria”

A garota de programa Bebel (Camila Pitanga) em Paraíso Tropical se mudou do interior da Bahia para o Rio e se achava melhor que as outras meninas de sua profissão. Ao se auto-afirmar dizendo-se uma mulher de “catiguria”, a morena passou a falar que várias outras pessoas e coisas tinha “catiguria”, até mesmo as cuecas de seda de seu amante Olavo (Wagner Moura).

Patrícia França
Rosa de A Escrava Isaura Divulgação


“Olha o dedinho”

Rosa (Patrícia França) de A Escrava Isaura em 2004 era uma escrava desobediente e não aceitava ter condição diferente de Isaura por também ser filha de uma escrava com um homem branco. Sempre que se negava a cumprir uma ordem ela balançava o indicador e dizia “Olha o dedinho”.

Regina Dourado
Salgadinho e Lucineide de Explode Coração Divulgação

“Stop Salgadinho”

A dona de casa Lucineide (Regina Dourado) de Explode Coração foi responsável por uns dos bordões mais famosos da história das novelas. Ao brigar com seu marido Salgadinho ela soltava a frase que caiu na boca do povo. 


Menções honrosas: “Oxente My God” (Altiva em A Indomada), “Rosa Chiclete” (Cássio em Caras & Bocas), “Bom Te Ver” (Ligeirinho em O Clone)

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade