Alta Estação: relembre a tentativa da RecordTV de ter sua Malhação

Publicado em 05/11/2018

Entre 2004 e 2006, na sua retomada de investimentos no setor de dramaturgia, a RecordTV atingiu bons resultados rapidamente. Fixaram-se dois horários para novelas na grade, nas faixas das 19h e 20h. Assim sendo, ainda em 2006 implantou um terceiro horário, o das 18h. Para inaugurá-lo foi produzida Alta Estação, de Margareth Boury, que estreou em 17 de outubro.

Marcada pela filosofia “A caminho da liderança”, com essa atitude a RecordTV demonstrava querer aplicar em sua grade princípios semelhantes aos da Globo. Três novelas, entremeadas por noticiários, e um pouco mais tarde a linha de shows e os filmes.

Anúncio da estreia de Alta Estação em jornais de grande circulação (Reprodução)
Anúncio da estreia de Alta Estação em jornais de grande circulação Reprodução

RecordTV, 65 anos: a história da dramaturgia da emissora

A história de Alta Estação

Margareth Boury escreveu a novela com Cláudio Simões, Ana Jansen, Renata Dias Gomes e Ingrid Zavarezzi. A inspiração declarada foi Friends (1994/2004), comédia norte-americana também centrada em seis jovens amigos. Por sua vez, o diretor João Camargo dizia se inspirar em The O. C. – Um Estranho no Paraíso (2003/07) para conduzir os trabalhos. No entanto, Alta Estação nunca se propôs ser uma sitcom, como Friends. Felicity (1998/2002), especialmente na trama central, também serviu de inspiração.

Bárbara Carvalho (Ariela Massotti) deixa Diamantina, em Minas Gerais, e parte para o Rio de Janeiro para estudar Biologia. Lá ela reencontra Eduardo (Daniel Aguiar), que conhecera quando o rapaz passara férias na cidade dela. Bárbara o ama, mas se desilude quando descobre que ele é um conquistador. Disposta a provar para os pais e todos que pode se virar sozinha na cidade grande, ela arruma um emprego e começa a morar com outras duas estudantes: Renata (Andreia Horta), que cursa Psicologia, e Flávia (Lana Rhodes), estudante de Música.

Por sua vez, Eduardo mora com o estudante de artes cênicas Caio (Guilherme Boury), que se apaixona por Renata. Com eles mora Ricardo (Vergniaud Mendes), que também cursa Biologia e que forma com Bárbara e Eduardo um triângulo amoroso. Outro triângulo é formado por Ana Lúcia (Cássia Linhares), Gustavo (João Vitti), tio de Eduardo, e Pepeu (Felipe Cardoso).

Mudanças nos rumos de Alta Estação: a interferência do supervisor

Em alta na RecordTV após o sucesso de A Escrava Isaura e Prova de Amor entre 2004 e 2006, Tiago Santiago tornou-se supervisor da dramaturgia da casa. Assim sendo, Alta Estação acabou um pouco desfigurada em relação a seu início. O que era uma história dos problemas dos jovens que ingressam na vida adulta, com os desafios e alegrias dessa fase da vida, passou a ser entremeado por violência e crimes, numa atmosfera mais adulta. Houve também a inserção de um núcleo de crianças, que destoava do resto. Além disso, o horário foi modificado, e os capítulos passaram a entrar no ar um pouco mais tarde, já na faixa das 19h.

Os números flutuaram muito e não se firmaram no patamar desejado pela emissora, dois dígitos como nos outros horários. No entanto, convém lembrar que os personagens eram universitários maiores e não colegiais como os de Malhação. Isso implicou dificuldades com a classificação de horário livre em virtude da abordagem de assuntos como drogas, sexualidade e consumo de álcool. Margareth Boury inclusive reclamou dessas dificuldades publicamente.

Alta Estação terminou em 1º de junho de 2007. Lamentavelmente, a emissora não só desistiu de fazer uma soap opera como também colocou em seu lugar uma produção importada. De positivo ficou a tentativa de firmar um novo horário para novelas, expandindo o mercado para atores e técnicos. E com uma história de temática jovem, ao menos em seu início, mais marcadamente. O casal formado por Andreia Horta e Guilherme Boury merece destaque. Ariela Massotti apresentou um bom trabalho em sua primeira protagonista. Anteriormente, havia feito uma participação pequena em Bang Bang (2005/06). Com efeito, registra-se a estreia de Renata Dias Gomes como autora de novelas. Nesses 12 anos já foram mais quatro, além da temporada atual de Malhação, Vidas Brasileiras.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade