Os Normais: há 15 anos saía do ar um clássico moderno do humor

Publicado em 21/10/2018

Há 15 anos, no início de outubro de 2003, a Rede Globo levava ao ar o último episódio de Os Normais. Cartaz das noites de sexta-feira a partir de 2001, a série de Alexandre Machado e Fernanda Young fazia graça a partir do cotidiano.

Os protagonistas eram Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vanilce, a Vani (Fernanda Torres). Noivos há mais de cinco anos, os dois se amavam muito. No entanto, pequenas coisas do dia a dia tumultuavam o cotidiano deles, que moravam juntos. E de elementos por vezes insignificantes surgiam grandes confusões e mal-entendidos. Como na vida de qualquer pessoa normal. Era aí que estava a graça da série, saudada como uma lufada de criatividade no gênero em nossa TV na época.

Maju Coutinho e Fernanda Young desenvolvem programa para TV paga

O casal expunha suas manias, desconfianças, falhas de caráter e teorias as mais estapafúrdias possíveis em meio a seu dia a dia supostamente normal. A graça do programa estava em como podíamos nos identificar com as confusões orquestradas por Rui e Vani em cenas do cotidiano. Embora vendo de fora eles parecessem bem pouco… normais.

Os miniflashbacks e outras curiosidades da série

Os Normais nasceu de uma demanda do diretor de núcleo Guel Arraes. Na ocasião, ele desejava um programa a ser estrelado por Luiz Fernando Guimarães. A partir de conversas com o ator, Alexandre Machado e Fernanda Young criaram os personagens e o projeto. Inicialmente seriam apenas 12 episódios, mas a boa audiência para o horário (sextas-feiras, depois do Globo Repórter) levou à sua manutenção na programação.

Em certo episódio, Rui comentou que não gostava de novelas e a única que vira fora Selva de Pedra, com “aquela atriz bochechuda”. Esta não era outra senão a parceira Fernanda Torres, numa de suas poucas incursões no gênero.

Os miniflashbacks surgiram na segunda temporada. Eles surgiam sempre quando Rui queria provar para Vani que ela havia feito ou dito algo que ora negava. O inverso, ou seja, Vani querendo provar alguma falta de Rui, também valia.

O diálogo final de cada episódio, por vezes com o casal em seu automóvel, era improvisado pelos atores. Os autores davam a eles essa liberdade, posto que confiavam neles e em seu discernimento e conhecimento do trabalho. Constantemente o improviso resultava em riso verdadeiro de Fernanda e Luiz Fernando. E o resultado ia ao ar.

Muitos foram os atores que fizeram participações especiais nos episódios de Os Normais. Só para ilustrar citando alguns: Eva Wilma, Jorge Dória, Paloma Duarte, Rodrigo Santoro, Eliane Giardini, Mariana Ximenes, Deborah Secco, Débora Bloch, Alexandre Borges, Eduardo Moscovis, Alessandra Negrini, Regina Casé, Antonio Calloni, Zezé Polessa, Paulo Betti, Laura Cardoso e Marco Ricca. Entre muitos outros.

“Uma hora ela vira uma criminosa pesada”, diz Fernanda Torres sobre a sua personagem em Sob Pressão

Novidades na terceira temporada de Os Normais

Na terceira temporada da série, em 2003, juntaram-se ao elenco fixo os atores Selton Mello e Graziella Moretto. Ele era Bernardo, um músico de barzinho um pouco hipocondríaco. Ao passo que ela era Maristela, uma professora que tinha mania de corrigir o português das pessoas.

Os Normais: a saída do ar no auge do sucesso

Os Normais saiu do ar ao término de sua terceira temporada, ainda com bastante sucesso, depois de 71 episódios. Os autores e o diretor José Alvarenga Jr. declararam à época que acreditavam num esgotamento do formato na ocasião. Embora a série ainda alcançasse boa audiência, diga-se. Ficou um gosto de “quero mais”.

Nesses 15 anos foi possível matar a saudade das loucuras de Rui e Vani com o lançamento dos episódios em DVD e as reprises nos canais pagos GNT e Viva. Foram feitos também dois filmes, a saber. Ainda, já se falou em mais de uma ocasião a respeito de um eventual retorno da série à grade da Globo. Não seria nada mau – desde que os autores e atores tivessem a mesma liberdade de antes. O revival de Rui e Vani no vespertino Vídeo Show, celebrando a data, mostrou que há fôlego e saudade.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade