Há 25 anos, Xuxa estreava sua primeira atração para “grandinhos” na TV

Publicado em 03/05/2018

No dia 2 de maio de 1993, às 14h, a Rede Globo estreava em sua grade dominical o programa Xuxa, nova empreitada levada adiante pela “Rainha dos Baixinhos” Xuxa Meneghel, que a partir dali justamente não se dedicaria mais apenas ao público infantil em seu trabalho na televisão. Após 10 anos de sucesso com o Clube da Criança (Manchete, de 1983 a 1986) e o Xou da Xuxa (já na Globo, entre 1986 e 1992), Xuxa ganhava enfim a oportunidade de se dirigir a um novo público, os jovens e adultos, os quais já atingia com o Xou, mas que atraía por sua figura e não pelas atrações do programa em si.

Xuxa aparece no último programa do Estrelas e o público se impressiona

Com direção geral de Marlene Mattos e redação de Rosana Hermann, o programa de uma hora de duração unia brincadeiras, números musicais, entrevistas e debates de assuntos polêmicos, devidamente adequados ao horário livre, para toda a família. Na estreia a convidada de Xuxa foi Hebe Camargo, no quadro “Verdade ou Mentira?”, que explorava pela primeira vez a sério a habilidade da apresentadora de conduzir entrevistas.

No Programa do Porchat, Junno Andrade conta se toparia participar do Power Couple com Xuxa

Como aquela era uma fase de transição, digamos assim, entre a apresentadora idolatrada pelos baixinhos e uma que também agradasse a seus irmãos e pais, algumas das brincadeiras do Programa Xuxa tinham crianças como participantes, como a “Encontre Alguém”, na qual os jogadores deveriam encontrar personalidades misturadas à plateia da atração, e “Pirâmide”, que mesclava pequenos da plateia e artistas famosos em equipes de adivinhação de palavras. Todos os quadros do programa rendiam prêmios em dinheiro aos participantes. Ainda, as Paquitas prosseguiam integrando a equipe, com figurinos reformulados, e a apresentadora surgia no meio do cenário não desembarcando de uma nave, mas de um elevador.

Xuxa saindo do elevador em um dos programas
Xuxa saindo do elevador em um dos programas Divulgação

“Uma Ideia Para Curar o Mundo” foi uma iniciativa lançada pela atração, que consistia num concurso cultural que incentivava o público a enviar desenhos e frases e deu ao vencedor uma semana em Los Angeles, nos Estados Unidos, com acompanhante, e uma visita ao rancho de propriedade do astro Michael Jackson.

O Programa Xuxa ficou apenas seis meses no ar, com sua última edição tendo sido exibida em 24 de outubro de 1993. Viria depois, em 1997, o Planeta Xuxa, que também chegou a ser exibido nas tardes de domingo e consolidou a figura de Xuxa como a de uma apresentadora versátil e que podia agradar não só aos baixinhos – muitos dos quais a essa altura já mais grandinhos e ainda fiéis à loirinha.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade