Há nove anos, estreava o reality show 10 Anos Mais Jovem

Publicado em 06/03/2018

No dia 06 de março de 2009, o SBT lançava sua mais nova aposta no horário nobre. O reality show 10 Anos Mais Jovem, apresentado por Lígia Mendes nas noites de sexta-feira, às 20h15, tinha por objetivo elevar a autoestima do participante, fazendo uma verdadeira operação estética para rejuvenescê-lo.

10 Anos Mais Jovem era a versão nacional do formato inglês 10 Years Younger, sucesso do Channel 4 no ano de 2004. A cada episódio, uma pessoa que deixou de cuidar da aparência por qualquer motivo era submetida a uma avaliação pública para saber que idade as pessoas achavam que ela tinha. Assim, Lígia Mendes saía às ruas com uma foto em tamanho natural da pessoa e perguntava aos transeuntes quantos anos eles achavam que a pessoa tinha. Depois, ela levava os depoimentos colhidos na rua para que o participante visse, e calculava a média de idade que as pessoas na rua achavam que ele tinha.

A partir dali, o desafio do programa era rejuvenescer a pessoa pelo menos 10 anos do que ela aparenta. Para isso, a atração contava com um time de especialistas nas mais diversas áreas, que submetiam a pessoa a uma série de procedimentos. Eram eles o dentista Dr. Léo Tominaga, a dermatologista Dra. Gabriela Casabona, o cabeleireiro André Mateus e o personal stylist Yan Acioli. Deste modo, o participante passava por tratamentos diversos de pele ao clareamento e reabilitação dental, ganhava um novo corte de cabelo, nova maquiagem e renovava o guarda-roupa.

Além disso, 10 Anos Mais Jovem também buscava descobrir os motivos que levavam a pessoa a deixar de se cuidar. Deste modo, o participante também podia desabafar e até passar por psicólogos para tentar melhorar a autoestima também pelos caminhos da mente. Por conta disso, o programa buscava fisgar o público pela emoção, fazendo o espectador se envolver com a história de vida do participante, normalmente triste e sofrida. No final do episódio, uma nova consulta pública determinava qual a idade a pessoa aparentava depois de todo o procedimento, e Lígia Mendes anunciava quantos “anos” foram perdidos no programa.

Lígia Mendes foi a escolhida para ancorar o programa. A apresentadora vinha de uma série de trabalhos no SBT desde que foi contratada, em 2006, para dividir a apresentação do talent show Ídolos com Beto Marden. Beto e Lígia apresentaram duas temporadas de Ídolos e, quando o formato migrou para a Record, a dupla permaneceu no canal de Silvio Santos, apresentando o programa Astros, um Ídolos “genérico”. Ela também passou pelo Quem Perde Ganha, versão nacional de The Biggest Loser, até chegar ao 10 Anos Mais Jovem.

10 Anos Mais Jovem fazia parte da nova grade de programação do SBT lançada em 2009. Na época, o canal mantinha, desde o ano anterior, o SBT Show, uma linha de shows na faixa das 20h15, onde exibia vários semanais diferentes. Na mesma semana em que 10 Anos Mais Jovem passou a ocupar as noites de sexta-feira, o canal havia lançado também o Esquadrão da Moda, que ia ao ar nas noites de terça-feira. O programa apresentado por Isabela Fiorentino e Arlindo Grund está no ar até hoje.

Já 10 Anos Mais Jovem não teve vida longa. O programa apresentava o mais baixo desempenho dentre os programas exibidos no SBT Show. Além disso, a apresentadora Eliana trocaria a Record pelo SBT naquele ano, e passaria a apresentar seu dominical no canal de Silvio Santos, levando com ela o quadro Beleza Revelada, uma versão de um quadro que comandava no Tudo É Possível, e que era bastante semelhante ao 10 Anos Mais Jovem. Por conta disso, o programa de Lígia Mendes teve apenas uma temporada, ficando no ar até 02 de agosto de 2009. Já o quadro de Eliana teve seu nome alterado para Beleza Renovada e é exibido até hoje, esporadicamente.

Leia também:

Há 11 anos, estreava a novela Paraíso Tropical

Reveja um episódio de 10 Anos Mais Jovem:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade