Há quatro anos terminava TV Xuxa, último programa de Xuxa na Globo

Publicado em 25/01/2018

No dia 25 de janeiro de 2014, chegava ao fim um dos mais duradouros casamentos da televisão brasileira: Xuxa Meneghel e Rede Globo. Neste dia, foi ao ar a última edição do TV Xuxa, último programa apresentado por Xuxa no canal. Após o fim da atração, a emissora chegou a divulgar a renovação do contrato com a apresentadora, mas ela deixou o canal e assinou com a Record no ano seguinte.

TV Xuxa foi o título de dois programas diferentes apresentados por Xuxa. A primeira versão era um programa infantil, exibido nas manhãs de segunda a sexta-feira, que estreou em 04 de abril de 2005. O título do programa se justificava porque seu formato imitava uma estação de TV, cujos quadros eram inspirados em atrações de televisão. Havia noticiário (Notícia da Hora e Tema no Mundo), game (Conquista de Titã), dramaturgia (Triângulo em Ação), reality show (Casa X) e, claro, desenhos animados (Sessão X). A cada ano, o formato do programa mudava, lançando novos quadros e desenhos. A versão infantil do TV Xuxa chegou ao fim em dezembro de 2007.

Em 10 de maio de 2008, TV Xuxa passou a ser o título de um novo programa, desta vez de auditório, exibido nas manhãs de sábado e voltado à família, com direção geral de Mariozinho Vaz. A nova atração seguia o formato “colcha de retalhos”, trazendo uma sucessão de quadros de variedades, que envolviam convidados, música e games. O novo programa de Xuxa tinha a intenção de ser interativo, promovendo ações constantes no site da atração, de modo que o espectador participasse das escolhas e do que queria ver.

Entre os quadros desta fase estavam Tô na Xuxa, que abria espaço para novos talentos artísticos; o Show de Babá, no qual artistas do elenco da Globo se revezavam na tarefa de cuidar dos filhos de uma família anônima; Gente do Bem, que apresentava importantes trabalhos sociais realizados em todo o Brasil; Você Pediu Brasil, no qual um cantor ou banda interpreta um hit do outro; Família Nota 10, um game entre famílias; e X9, no qual uma criança que tem algum famoso na família, passava o dia com uma câmera na mão, mostrando tudo o que acontecia dentro de casa. Duas atrações consagradas no extinto Planeta Xuxa retornaram: Transformação, quando alguém da plateia passa por uma recauchutagem no visual; e Intimidade, rebatizado de Papo X, que era uma entrevista mais íntima com uma estrela.

Com dificuldades em se manter na liderança, TV Xuxa saiu do ar no final de 2008 e retornou reformulado em abril de 2009. Com um novo cenário em forma de arena, Xuxa lançou novos quadros, como Prova dos Nove, que trazia famosos respondendo perguntas para ver quem se conhece melhor; Famosos Anônimos, no qual famosos tinham que reconhecer pessoas que fizeram parte de sua vida; Talento Família, uma disputa em que artistas levavam parentes para mostrar suas habilidades artísticas; entre outros. O programa também promovia concursos, como o Festival de Paródias, Procura-se um Príncipe e A Mais Bonita Dona de Casa do Brasil.

Em abril de 2010, após mais um período de férias, o TV Xuxa retorna mantendo basicamente as mesmas atrações. Entre as novidades, estavam Melhor de Dois, em que famosos substituíam por um dia um profissional que trabalhasse com crianças; o Meninos x Meninas, que trazia duas celebridades para participar de uma disputa no palco; e Tempo de Baixinho, no qual grandes nomes disputavam uma gincana em que deveriam adivinhar perguntas sobre a época de suas infâncias. Neste ano também foi lançado Estilista Revelação, um quadro com ares de reality show, que mostrava vários aspirantes a estilista passando por várias provas. O formato lembrava o Project Runway, que foi exibido pela Band no ano seguinte com o nome Projeto Fashion. Esta fase refrescou um pouco a situação do TV Xuxa, que viu sua audiência subir.

Por conta do desempenho satisfatório nas manhãs de sábado, TV Xuxa migrou para as tardes do mesmo dia em abril de 2011. O programa ganhou novo cenário, em formato italiano, mas seguiu basicamente exibindo os mesmo quadros da versão matinal, como Meninos x Meninas, Amizade Secreta e Famosos Anônimos, além de promover uma nova temporada do Estilista Revelação. Entretanto, o formato não funcionou no novo horário, o que obrigou a atração a mudar de rota.

Assim, em janeiro de 2012, TV Xuxa ganhou novo cenário, com a plateia espalhada por todo canto, e um novo formato, mais musical, além de um novo diretor, Mário Meirelles, no núcleo de Roberto Talma. Nesta nova fase, o programa contava com edições temáticas, quadros com informações e promovia homenagens a grandes artistas. Entre os artistas homenageados estavam, o casal Nicette Bruno e Paulo Goulart, as atrizes Regina Duarte, Laura Cardoso, Bibi Ferreira, Cissa Guimarães e Fernanda Montenegro, os atores Stênio Garcia, Tony Ramos, Ary Fontoura, Luis Gustavo e Elias Gleizer, o humorista Renato Aragão, o cantor Herbert Vianna do Paralamas do Sucesso e o ator e diretor Marcos Paulo. Já o Papo X ganhava edições mais intimistas, gravadas na casa dos entrevistados, ou na casa da própria Xuxa.

Mas as mudanças não surtiram efeito e TV Xuxa perdia constantemente para o Pica-Pau, da Record. Por conta disso, o programa passou para o núcleo de Boninho, e foi ganhando alterações pontuais. Entretanto, em julho de 2013, a atração foi novamente reformulada, ganhando um cenário com cara de palco de shows, decorado com peças que lembravam discos, marcadas com o emblemático “X”, e dava destaque para as atrações musicais. Boa parte do programa passou a ser ocupada pelo quadro Tô na Xuxa Calouros, com aspirantes a cantores. Outra novidade era Me Convence Aí, que desafiava os participantes a contarem uma boa história em até 30 segundos para conquistar R$ 1 mil.

Este formato ficou no ar até o fim do ano. A partir de janeiro de 2014, estreou uma versão de verão do TV Xuxa, totalmente gravada na casa de praia da apresentadora. Neste formato, Xuxa recebia seus convidados na casa para conversas, brincadeiras e shows musicais. Foi uma fase que funcionou bem, conseguindo aumentar os índices de audiência do programa. Mas, mesmo assim, o fim do programa foi decretado pela direção da Globo e, em 25 de janeiro daquele ano, a apresentadora se despediu de vez da atração. Na época, Xuxa e a Globo avisaram que o programa chegaria ao fim porque Xuxa fora diagnosticada com uma sesamoidite, uma inflamação nos ossos sesamoides dos pés provocada, entre outras coisas, pelo uso contínuo de sapatos de salto alto. A estrela passaria por uma cirurgia e ficaria um bom tempo sem poder pisar no chão.

A Globo manteve Xuxa contratada e chegou a cogitar a formatação de um novo programa, mas a ideia não foi adiante. A apresentadora chegou a aparecer como convidada em outros programas da casa, mas, sem nenhuma perspectiva de voltar ao ar, topou migrar para a Record em fevereiro de 2015. No novo canal, Xuxa tentou emplacar um talk show inspirado na apresentadora americana Ellen DeGeneres, mas o novo programa não emplacou. A emissora, então, entregou a ela o comando da versão nacional do Dancing With The Stars, aqui chamado de Dancing Brasil, que está em sua terceira temporada.

Leia também:

Cavalo de Aço, única novela das oito de Walther Negrão, estreava há 45 anos

Reveja a participação de Angélica no Papo X, quadro do TV Xuxa:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade