Há 17 anos, uma tragédia pôs fim ao infantil Xuxa Park

Publicado em 11/01/2018

No dia 11 de janeiro de 2001, chegava ao fim o programa infantil Xuxa Park. A atração, apresentada por Xuxa Meneghel nas manhãs de sábado da Globo desde junho de 1994, saiu do ar depois que um incêndio acometeu o estúdio onde era gravada.

Xuxa Park marcou a volta da apresentadora aos programas infantis após o fim do Xou da Xuxa, em 1992. No ano seguinte, Xuxa tentou falar com a família no comando de um dominical que levava seu nome, mas a atração não emplacou. Assim, em 1994, ela retornava à fórmula de seu extinto Xou neste novo semanal de auditório, que fez muito sucesso, sobretudo em seus primeiros anos.

Quando estreou, em 1994, Xuxa Park mesclava brincadeiras no palco, música e muitos quadros diferentes. Entre os quadros mais famosos desta fase estavam Gracinha Curiosa, uma personagem vivida pela apresentadora que contava diversas curiosidades históricas e científicas ao público; Malhaxão, um momento em que Xuxa comandava uma aula de ginástica; Disneylândia, no qual a apresentadora apresentava desenhos animados dos estúdios Disney; e o Xuxa Park Hits, quadro musical onde Xuxa recebia atrações, DJs e os dançarinos do grupo You Can Dance.

Em 1995, Xuxa se despediu das Paquitas da antiga geração e apresentou as Paquitas – Nova Geração, que incluía  Bárbara Borges e Graziella Schmitt, e o Xuxa Park Hits se tornou o Xuxa Hits, que passou a encerrar a atração. Além disso, o Xuxa Hits chegou a se tornar programa solo, quando reprises do quadro foram exibidas nas tardes de domingo por um curto período. O Xuxa Park continuou sendo uma colcha de retalhos de quadros, entre os quais o Canta Brasil, uma “pegadinha” na qual Xuxa recebia convidados e vários desastres aconteciam enquanto eles se apresentavam. Os quadros variados serviam para que o Xuxa Park conseguisse dialogar tanto com as crianças mais novas, quanto com os jovens que cresceram vendo Xou da Xuxa.

A partir de 1997, no entanto, Xuxa Park sofreu uma reformulação em razão da estreia do Planeta Xuxa, musical juvenil que a apresentadora passou a comandar, inicialmente nas tardes de sábado. O Xuxa Hits, como era parecido com o Planeta, deixou de ser exibido, e o Xuxa Park se tornou mais infantil, com as brincadeiras e competições entre meninos e meninas ocupando a maior parte do programa. A partir de 1999, o cenário do programa se tornou mais lúdico, novas paquitas assumiram e a atração passou a contar com a presença de palhaços, como o Topetão e Vavá.

Entretanto, em 11 de janeiro de 2001, um incêndio causado por um curto-circuito impediu as gravações do último bloco do programa no estúdio F do Projac. O fogo começou na aeronave do cenário, que estava “fechada” por uma cúpula cheia de enfeites carnavalescos. O incêndio deixou 26 pessoas feridas com queimaduras, entre eles Leonilson Vieira, guarda-costas de Xuxa, que teve praticamente 100% de suas vias respiratórias obstruídas pela fumaça, após ter salvo inúmeras crianças. Vieira se recuperou após um longo período de internação e operações plásticas pagas pela Rede Globo.

Com este incêndio, Xuxa Park saiu da grade da Globo no dia 6 de janeiro de 2001, sendo substituído no dia 13 de janeiro pelo Festival de Desenhos. Depois disso, Xuxa seguiu no comando apenas do Planeta Xuxa até meados de 2002, quando o dominical saiu do ar e a loira passou a se dedicar a um novo infantil, o Xuxa no Mundo da Imaginação.

Leia também:

Há 35 anos, estreava a minissérie Bandidos da Falange

Relembre o número musical que abria a última temporada do Xuxa Park, em 2000:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade