TV Animal estreava há 29 anos

Publicado em 30/10/2017

No dia 30 de outubro de 1988, estreava no SBT o programa TV Animal. Um dos programas mais tradicionais da carreira de Gugu Liberato, a atração era um game show sobre o universo animal e também chegou a ser apresentado por Angélica e Eliana. O título foi usado, ainda, num outro programa mais recente, apresentado por Beto Marden.

TV Animal estreou nas tardes de domingo do SBT, numa faixa do Programa Silvio Santos apresentada por Gugu Liberato. O apresentador, que fazia sucesso nas noites de sábado com seu Viva a Noite, começava a galgar um espaço nos domingos do SBT, logo depois ter assinado com a Globo para lançar um dominical e ver a negociação ser desfeita por Silvio Santos, que desejava que Gugu o substituísse.

O programa, dirigido por Valter Leite, era um game show de cunho ecológico. No palco, três participantes famosos respondiam diversas perguntas acerca do reino animal, além de participar de outras provas envolvendo bichos. Uma delas é a clássica “mão no bicho”, na qual os concorrentes tinham que colocar a mão em um buraco e tocar num animal, sem vê-lo, e tentar adivinhar que bicho era. TV Animal também exibia vídeos com curiosidades, dos quais era extraída alguma pergunta feita aos participantes.

Outro quadro clássico do TV Animal era um que os participantes deviam adivinhar qual o bicho de estimação do artista. Ao longo do programa, uma pessoa famosa aparecia mostrando a sua casa e dando dicas sobre que tipo de animal de estimação teria. No final, Gugu perguntava qual era o animal da celebridade e os participantes tinham que adivinhar. O artista convidado, então, apresentava seu animal de estimação ao público. Neste quadro valia de tudo, desde bichos mais “tradicionais”, como cães e gatos, como os mais “exóticos”, como iguanas e cobras (!).

Gugu apresentou o TV Animal entre 1988 e 1993, quando o programa foi extinto. No entanto, em 1995, a atração foi resgatada na grade diária do SBT, com a apresentação de Angélica. Na época, a loira havia dobrado a audiência das tardes da emissora apresentando a versão teen diária do Passa ou Repassa, outro programa clássico que Gugu apresentava aos domingos anos antes (e que estreou comandando por Silvio Santos). Com o bom desempenho do Passa ou Repassa, a direção do SBT animou-se em trazer de volta também o TV Animal, fazendo Angélica apresentar três programas nas tardes do SBT: Casa da Angélica, das 15h15 às 15h45; TV Animal, das 15h45 às 16h15; e Passa ou Repassa, das 16h15 às 16h45.

Com Angélica, TV Animal manteve o mesmo formato que nos tempos de Gugu, com o diferencial de investir mais em externas, nas quais Angélica fazia matérias sobre animais. O game seguia com as provas de perguntas e respostas, curiosidades, a “mão no bicho” e o “bicho do artista”.

Com a contratação de Angélica pela Globo, o TV Animal passou às mãos de Eliana em maio de 1996. Com Eliana, o TV Animal manteve a mesma estrutura, mas ficou por pouco tempo no ar. Depois de algumas semanas no mesmo horário da tarde, TV Animal migrou para as manhãs, exibido após o Bom Dia e Cia. Assim, o SBT acabou “encostando” as duas atrações de Eliana, mas o TV Animal foi cancelado pouco tempo depois.

O título TV Animal voltou a ser utilizado pelo SBT em 2009, mas num programa novo, diferente das versões anteriores. Apresentado por Beto Marden e dirigido por Ocimar de Castro, o novo TV Animal não era um game, e sim um programa de variedades tipo “colcha de retalhos”, com vários quadros envolvendo animais. Entre os quadros, reality shows, apresentações no palco, e também o Mr. Dog, onde o adestrador Itamar Oliveira ensinava donos de bichos a domar animais rebeldes, e Novo Dono, quadro em que a repórter Roberta Peporine resgatava animais abandonados e arrumava um lar para eles. Esta versão do TV Animal era exibida nas noites de sexta, às 20h15, na faixa SBT Show, e ficou no ar entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010.

Leia também:

A clássica Rainha da Sucata terminava há 27 anos

Veja na íntegra uma edição de 1992 do TV Animal, na qual Gugu recebia Angélica, que se tornaria a apresentadora da atração anos depois:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade