Game show Roleta Russa, da Record, estreava há 14 anos

Publicado em 31/10/2017

No dia 31 de outubro de 2003, a Record lançava sua mais nova aposta na linha de shows. O game Roleta Russa, apresentado por Milton Neves, entrava no ar, testando os nervos do espectador ao misturar jogo de sorte com quiz show.

Roleta Russa tinha uma ambientação um tanto high tech, na qual o formato do palco remetia ao tambor de um revólver, redondo e contornado por seis círculos no chão, onde ficavam os participantes do game. Milton Neves, no centro, era o comandante da competição, fazendo perguntas e se divertindo com os erros e a falta de sorte dos competidores. A mecânica do jogo era simples: o apresentador fazia perguntas e, quem errasse, era obrigado a acionar uma alavanca, que fazia girar uma espécie de roleta, representada por uma luz que girava e iluminava um participante por vez. Quando a luz parava em algum dos participantes, o círculo que ficava abaixo de seus pés se abria, revelando um alçapão, no qual o participante era jogado e automaticamente eliminado.

A cada rodada, um dos participantes caía no buraco, diminuindo cada vez mais os concorrentes. Quando sobrava apenas um concorrente, este passava por uma prova final, no qual tinha um minuto para responder oito perguntas. Se o participante não soubesse uma resposta, poderia pular, mas, no final, ele teria que responder. Se errasse alguma, o alçapão se abria e o concorrente caía no buraco, levando consigo o prêmio em dinheiro acumulado ao longo do programa. Se o participante acertasse todas as respostas dessa rodada, ainda deveria passar por uma última fase, onde eram contados quantos buracos abriram durante a rodada anterior (a cada 10 segundos abria um buraco). Dessa forma, o participante acionava a alavanca para girar a roleta russa, fazendo girar uma luz vermelha. Caso a luz vermelha parasse sobre o participante, este era eliminado. Porém, caso não parasse a luz vermelha sobre o participante, ele ganhava o prêmio de R$ 500.000,00.

Roleta Russa era um formato da Sony Pictures Entertainment, que se associou à Record para a produção. Tratava-se de uma grande aposta da emissora, que apostava na popularidade do Show do Milhão, do SBT, para emplacar seu próprio game noturno. Para a apresentação, a emissora chegou a cogitar alguns nomes de seu cast, entre eles Otaviano Costa que, na época, estava na geladeira do canal. No entanto, como o programa pedia um apresentador com um perfil mais sádico, Milton Neves foi convidado para fazer um teste e agradou. Era a primeira vez que o jornalista esportivo surgia comandando um programa de entretenimento.

Milton Neves chegou a gravar mais de dez pilotos para chegar ao ponto ideal da apresentação do Roleta Russa. No palco, o jornalista abusava de seu tom de voz grave para aumentar a tensão entre os participantes. E sempre repetia que a hora de acionar a alavanca da roleta “era a hora que ele mais gostava”.

Roleta Russa estreou nas noites de quinta-feira do canal e, em pouco tempo, se tornou um dos principais sucessos da grade da emissora naquele período. Chegou a ser líder de audiência da Record em três ocasiões e, por duas vezes, chegou a 10 pontos de pico no Ibope, num momento em que a emissora ocupava a terceira colocação no ranking dos canais abertos, com resultados bem mais modestos. No início, os participantes eram anônimos, que mandavam cartas para a emissora solicitando participar. Algum tempo depois, no entanto, a competição passou a ser entre famosos convidados.

Apesar do sucesso, Roleta Russa viu seu formato se desgastar em pouco tempo, e a atração acabou saindo do ar exatamente um ano depois de sua estreia, em outubro de 2004. Curiosamente, mesmo tendo um formato dinâmico e bastante divertido, Roleta Russa nunca mais teve chance na TV brasileira. Em 2012, a Band lançou um game chamado Quem Fica em Pé?, com José Luiz Datena, que também fazia seus participantes caírem num buraco, mas a dinâmica do jogo era diferente.

Leia também:

TV Animal estreava há 29 anos

Reveja a participação de Elke Maravilha no Roleta Russa:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade