O clássico Chaves estreava no Brasil há 33 anos

Publicado em 24/08/2017

No dia 24 de agosto de 1984, o SBT colocava no ar um programa que se tornaria a sua marca registrada e o seu curinga: o bom e velho Chaves. A série mexicana, que desembarcou por aqui junto com seu “irmão” Chapolin, já foi exibida em todos os horários possíveis na grade da emissora, e fez de Roberto Gomez Bolaños, o Chespirito, um ídolo nacional.

Há algumas controversas sobre a estreia de Chaves no Brasil. Mas, oficialmente, a data de estreia é esta mesma, 24 de agosto. A série foi exibida dentro do infantil TV Powww!, programa que tinha como principal atração um game interativo, no qual as crianças ligavam e participavam gritando “powww!” para fazer disparar um comando de um jogo eletrônico. Já Chapolin, segundo consta, estreou três dias antes, no mesmo programa.

Chaves e Chapolin vieram como parte de um imenso pacote de programas da mexicana Televisa adquiridos pelo SBT. O principal interesse de Silvio Santos era as novelas, que faziam muito sucesso pela América Latina e eram baratas. Mas a série de Chespirito veio no pacote, e o dono do SBT mandou dublar. Na época, os programas enlatados exibidos pelo SBT, como séries americanas, filmes e desenhos, eram dublados nos próprios estúdios da então TVS, sob responsabilidade da Maga. O ator Marcelo Gastaldi, a “voz” de Chaves e Chapolin, era também o diretor de dublagem.

Há quem diga que os diretores do SBT torceram o nariz para a exibição de Chaves, mas a ideia foi bancada por Silvio Santos. Já outros dizem que nem Silvio Santos gostou da atração, e só colocou no ar porque o contrato com a Televisa obrigava a exibição. Seja como for, fato é que as duas séries, em pouco tempo, conquistaram uma audiência cativa, e logo deixaram a programação da TV Powww! para se tornarem programas próprios.

Assim, as duas séries chegaram a ganhar o horário nobre do SBT, sendo exibidas na faixa das 20 horas. Mas se estabeleceram mesmo na hora do almoço, entre meio-dia e uma da tarde, faixa onde ficaram do final dos anos 1980 até meados dos anos 2000. Assim, as aventuras de Chaves, Chiquinha, Kiko, Dona Florinda e Seu Madruga, além das divertidíssimas histórias do herói atrapalhado Chapolin, tornaram-se parte do cotidiano dos brasileiros. Em qualquer horário que fossem exibidos, sempre rendiam bons índices de audiência para o SBT, daí o fato de terem se tornado curingas na grade da emissora.

Nos anos 1990, o boom do personagem Chaves fez surgir uma série de produtos licenciados, entre eles um disco com as canções da série, bonecos de vinil e até uma revista em quadrinhos, editada pela Editora Globo. Produzidas no Brasil, as HQ’s tinham alguns erros de concepção, como o fato de mostrar Pópis como uma menina bonita e que atraía todos os meninos da vila. Como se sabe, a menina bonita da vila era Pati, enquanto Pópis era a chata prima do Kiko.

A partir do ano 2000, as duas séries, até então presentes na hora do almoço e, de vez em quando, nos finais de tarde do SBT, começaram a ser afetadas por mudanças. Primeiro, veio a decisão de suspender a exibição de Chapolin, que deixou os fãs do herói órfãos. Chapolin, a partir daí, voltaria esporadicamente à grade, mas sempre em temporadas curtas. Enquanto isso, Chaves passou a ser empurrado para mais tarde na programação, muitas vezes entrando no ar após às 14 horas.

Em 2001, após muitas reprises, o SBT lança Clube do Chaves, na verdade o programa Chespirito, que trazia esquetes de Chaves e Chapolin, mas também de outros personagens de Roberto Gomez Bolaños. A atração, exibida nas tardes de sábado, não rendeu a audiência esperada pela emissora e logo saiu do ar.

Já em 2005, outro susto pegou os fãs de surpresa: o SBT anunciou que abriria mão das duas séries. Na época, a emissora avisou que não renovaria o contrato de exibição de Chaves, que ocupava a faixa das 18 horas. A ideia era exibir, no horário, a versão nacional de Rebelde Way, uma novela adolescente argentina. A pressão dos fãs foi forte, e a emissora acabou desistindo de abrir mão de Chaves. Mas a série realmente deixou a grade diária na época. A versão nacional de Rebelde Way não veio, mas a emissora passou a exibir a versão mexicana, Rebelde, no horário.

A partir daquele momento, Chaves passaria a enfrentar uma série de idas e vindas na faixa das 18 horas do SBT. Também ganhou outros horários, como às 6h dos sábados, e às 9h dos domingos, onde está sendo exibido até hoje. Em 2006, o SBT passa a exibir, também, uma série animada baseada em Chaves. O desenho registrou bons índices e foi exibido em vários horários. Já em 2011, a emissora fez uma surpresa para os fãs, resgatando vários dos chamados “episódios perdidos”, que eram episódios da série que foram ao ar entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 1990, mas nunca mais reprisados. A emissora justificou que deixou de exibir alguns destes episódios em razão das tramas repetidas (os chamados “semelhantes”), ou da má qualidade de som e imagem de outros deles.

No início deste ano, o SBT resgatou o título Clube do Chaves, num novo programa exibido na hora do almoço. Ao contrário da versão de 2001, esta trazia episódios clássicos de Chaves e Chapolin, mesclados com outros personagens de esquetes do Chespirito. A mistura deu certo, e o programa registrou bons índices de audiência. Mesmo assim, o bom desempenho não garantiu a continuidade da atração, que saiu do ar.

Atualmente, Chaves está fora, de novo, da programação diária do SBT, contando apenas com as exibições nas manhãs de sábado e domingo. Mas não estranhem se, logo, Chaves volte a dar as caras na programação da emissora.

Leia também:

Há 26 anos, estreava o polêmico Cocktail

Reveja um dos clássicos episódios de Chaves:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade