Há 29 anos, Jô Soares se tornava entrevistador em Jô Soares Onze e Meia

Publicado em 17/08/2017

No dia 17 de agosto de 1988, o SBT estreava um dos programas mais importantes da história da televisão brasileira. Em Jô Soares Onze e Meia, exibido nos finais de noite da emissora de Silvio Santos, Jô Soares estreava como apresentador e entrevistador, após uma brilhante carreira dedicada aos programas de humor.

Jô Soares sempre sonhou em ter um programa de entrevistas, mas o sucesso de seus humorísticos, sobretudo o Viva o Gordo, da Globo, fazia com que a emissora não se dispusesse a apostar neste novo formato. Ele chegou a mostrar sua porção entrevistador no canal quando comandou o Globo Gente, atração de vida curta. Quando migrou para o SBT, onde passou a protagonizar o humorístico Veja o Gordo, veio também a chance de finalmente emplacar o formato num novo canal. Com incentivo de Carlos Alberto de Nóbrega e o aval de Silvio Santos, nascia Jô Soares Onze e Meia.

Inicialmente exibido de terça a sexta, em razão do Veja o Gordo, o talk show passou a ser exibido em todos os dias úteis da semana com a extinção do humorístico. Assim, Jô Soares se tornaria, de fato, um apresentador de televisão, fazendo de seu programa um grande sucesso entre público e crítica. A inspiração de Jô foi os tradicionais late shows exibidos pela TV estadunidense, como The Late Show with David Letterman. Da embalagem ao conteúdo, Jô Soares Onze e Meia bebia da fonte americana, com o diferencial da presença de Jô, que sempre deu sua própria personalidade ao show.

Com um cenário simples, onde bancada e sofá ocupavam o centro da arena, e uma banda de apoio que embalava o show ao som de jazz, o Quinteto Onze e Meia, Jô Soares recebia seus convidados para um bate-papo informativo e descontraído, sempre com sua indefectível caneca na mão. O diferencial da atração é que Jô costumava mesclar entrevistas com artistas e pessoas famosas com pessoas comuns, ou especialistas em áreas menos visadas, e fazia a conversa render sempre com bom humor.

Além das entrevistas e da música, Jô Soares também explorava o seu amplo repertório de intelectual e humorista. Seu monólogo de abertura, sempre com gags espertas e comentários ácidos sobre o noticiário nacional e internacional, era um dos momentos mais queridos e divertidos do programa. Ao todo, foram realizadas 6927 entrevistas, num total de 2309 edições do programa.

Jô Soares Onze e Meia também divertia pelo nome inusitado. Afinal, o título da atração trazia o horário em que, em tese, deveria ser do início do programa. Entretanto, como o SBT sempre foi conhecido pelas constantes mudanças de horário, o programa de Jô, vira e mexe, era empurrado para mais tarde, começando muito depois das 23h30. Em algumas chamadas, a locução avisava o público de que a atração começava “mais ou menos às onze e meia da noite”. Também ficou famoso a frase “não vá para a cama sem ele” das chamadas do programa.

Em 1999, porém, a direção da Globo, sob a batuta de Marluce Dias da Silva, passou a desejar ter em seu cast algumas das principais estrelas da concorrência. Com isso, a emissora abriu negociações com Jô Soares para que ele regressasse à emissora e levasse seu talk show para lá. Jô aceitou voltar e foi contratado na mesma leva que trouxe aos domínios globais Ana Maria Braga, Luciano Huck e Serginho Groisman. Em abril de 2000, estreava o Programa do Jô, nos mesmos moldes do Jô Soares Onze e Meia. A atração saiu do ar no final do ano passado.

Atualmente, Jô Soares segue contratado da Globo e se encontra num ano sabático. Ainda não se sabe se a Globo voltará a aproveitar o apresentador num novo programa no ano que vem, ou se Jô Soares passará a dar expediente em outra emissora, seja do Grupo Globo ou fora de lá. O que se sabe é que Jô já avisou que não pretende se aposentar. Sorte do público!

Leia também:

Há sete anos, terminava a segunda versão de Uma Rosa com Amor

Reveja a hilária participação de Ronald Golias no Jô Soares Onze e Meia:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade