Há 16 anos, Globo reprisava Você Decide no Vale a Pena Ver de Novo

Publicado em 04/07/2017

No dia 2 de julho de 2001, a Globo aproveitava o período de férias escolares para fazer testes em sua programação. Além de lançar uma nova versão da Sessão Aventura de manhã, a emissora abria o Vale a Pena Ver de Novo para reprises de outros programas, além de novelas. A primeira atração a ser testada na faixa era a série Você Decide, exibida anteriormente entre 1992 e 2000 no horário nobre.

Por muitos anos, Você Decide foi uma das principais atrações da linha de shows da Globo. Numa época pré-internet, a emissora trazia um programa marcado pela interatividade, no qual apresentava uma história e mostrava ao público duas opções de final. A audiência, então, ligava para um número de telefone para escolher qual final desejava dar à história, e o desfecho mais votado era mostrado no último bloco. Normalmente, os episódios do Você Decide traziam temas polêmicos, ou que levantavam alguma discussão, e as opções de final eram sempre “sim” ou “não”. Por exemplo: um episódio mostrava um homem humilde que achava um dinheiro que não era dele; a plateia tinha que responder se sim, ele devia devolver o dinheiro, ou não, caso achasse que ele não deveria devolver. Numa fase, Você Decide passou a dar três opções de final, chamados simplesmente de “final 1”, “final 2” e “final 3”, mas retornou ao tradicional “sim” ou “não” tempos depois.

Para explicar os dilemas dos episódios, Você Decide contava com a presença de um âncora, que apresentava ao público as opções de finais e os números de telefones aos quais deviam ligar. Antônio Fagundes, Tony Ramos, Walmor Chagas, Lima Duarte, Raul Cortez, Carolina Ferraz, Renata Ceribelli, Celso Freitas e Luciano Szafir foram os apresentadores do Você Decide durante o tempo em que a atração ficou no ar. Cada episódio trazia um elenco diferente, e grandes nomes do elenco da Globo passaram pela atração.

Em 2001, a série voltou a ser exibida pelo Vale a Pena Ver de Novo. Você Decide substituiu a reprise de Roque Santeiro, que não atingiu grandes índices de audiência em sua reexibição. Assim como em sua exibição original, as reprises dos episódios também convidavam o público a votar, por meio de telefone, em qual desfecho gostaria de dar à trama apresentada. Para isso, a atriz Susana Werner, no ar na novela Um Anjo Caiu do Céu, foi escalada para ser a apresentadora da atração. Cabia a ela apresentar o mote da história e as opções de finais que o espectador poderia escolher. A graça, aqui, era saber se seria exibido o mesmo final mostrado na exibição original, ou se o público da reprise optaria por um novo desfecho, trazendo um episódio inédito à história mostrada.

Ao contrário da versão noturna, na qual os apresentadores surgiam sóbrios em um cenário igualmente sóbrio, aqui Susana Werner ganhou uma “sala cenográfica”, no qual surgia, muitas vezes, deitada numa poltrona ou esparramada no sofá, com uma almofada ou bicho de pelúcia a tiracolo. A ideia era dar um tom informal, mais adequado ao horário vespertino, e também dialogar com um público infantil e jovem, que estava de férias. Na prática, ficou tudo meio bizarro, já que Susana Werner não era lá muito natural em cena, e tinha a irritante mania de apontar o dedo ao espectador toda hora.

Com o repeteco de Você Decide, a Globo queria abrir o leque de opções para o Vale a Pena Ver de Novo. Como a audiência da faixa estava em baixa, a emissora queria saber se o público do horário aceitaria outra coisa, além de novela, para assistir. Caso a novidade fosse bem-aceita, a emissora passaria a exibir, também, seriados e minisséries na faixa. Assim, a previsão era manter o Você Decide por um mês, no período das férias. Depois, se funcionasse, o programa seria substituído pelo repeteco da série Mulher, com Patrícia Pillar e Eva Wilma.

Entretanto, Você Decide à tarde revelou-se um fiasco. Com a reprise, a Globo chegava a amargar a terceira colocação no Ibope em seu horário de exibição. A rejeição à reprise foi tão grande que motivou a criação de um site, anônimo, que continha um texto se posicionando contra a decisão global e uma enquete em que a permanência das novelas no Vale a Pena Ver de Novo vencia por larga margem. Tamanha comoção levou a emissora a rever seus planos, tirando Você Decide do ar às pressas e anunciando, também às pressas, o retorno de A Gata Comeu já no dia 23 de julho. A trama de Ivani Ribeiro, rapidamente, recuperou o horário do estrago.

Você Decide quase voltou ao ar com episódios inéditos recentemente. O retorno da atração estava sendo tocado, aos cuidados do roteirista e diretor João Falcão. Patrícia Poeta, antes de assumir o É de Casa, chegou a ser apontada como nova apresentadora. O projeto, entretanto, está parado e não há previsão de retomada.

Leia também:

Há 16 anos, Globo tentava emplacar séries de manhã com a Sessão Aventura

Veja trechos da performance de Susana Werner à frente da reprise do Você Decide:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade