Irmãos Coragem estreava há 47 anos

Publicado em 08/06/2017

No dia 08 de junho de 1970, entrava no ar a primeira versão de Irmãos Coragem, um marco da história da Rede Globo e da novelista Janete Clair. A trama era protagonizada por Tarcísio Meira, Claudio Marzo e Cláudio Cavalcanti, que viviam os irmãos do título.

Irmãos Coragem era centrada em João (Tarcísio), Jerônimo (Marzo) e Duda (Cavancanti), que viviam na fictícia Coroado, interior de Goiás, uma terra explorada por garimpeiros. Quando o simples João Coragem encontra um valioso diamante no local, ele é roubado pelo Coronel Pedro Barros (Gilberto Martinho), um homem poderoso e opressor que comanda o comércio de garimpo do local. Tal fato faz com que o honesto João se torne um fora-da-lei, tornando-se líder de um bando de garimpeiros também injustiçados, que passam a duelar com o Coronel. No entanto, João se apaixona por Lara (Gloria Menezes), a filha de Pedro Barros, que sofre com tripla personalidade: enquanto Lara é tímida e reprimida, sua segunda personalidade, Diana, é selvagem e atirada; e há ainda Márcia, um contraponto entre as personalidades anteriores.

Enquanto isso, Jerônimo é apaixonado pela índia Potira (Lúcia Alves), sua irmã de criação, mas ela decide se casar com Rodrigo César (José Augusto Branco), por acreditar que um romance com Jerônimo é impossível. Ao mesmo tempo, Jerônimo se casa com Lídia Siqueira (Sonia Braga), filha de um deputado, e entra para a política no intuito de ajudar o irmão João a lutar contra o Coronel Pedro Barros. Já Duda, o irmão caçula, deixou Coroado para seguir o seu sonho de se tonar um jogador de futebol, deixando para trás seu amor de infância, Ritinha (Regina Duarte). Quando ele retorna, está envolvido com Paula (Myriam Pérsia), que não abre mão do relacionamento com o rapaz.

Para escrever Irmãos Coragem, a novelista Janete Clair se inspirou em filmes de faroeste, incluindo justiceiros montados a cavalo e muitos tiroteios. A ideia era fisgar, também, um público masculino, que não se interessava muito por novelas até então. A estratégia deu certo e Irmãos Coragem atingiu grandes índices de audiência, tornando-se uma febre entre homens e mulheres.

Foi a primeira novela da Globo a ganhar uma cidade cenográfica. Coroado foi construída numa área de cinco mil metros quadrados, onde hoje funciona o Barra Shopping, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Regina Duarte engravidou de seu primeiro filho durante a novela, e Ritinha engravidou também. A personagem teve uma filha chamada Gabriela, que seria o nome da segunda filha da atriz. Uma das cenas mais marcantes da novela foi a sequência do tiroteio que terminou na morte do personagem Jerônimo, que morre com o corpo de Potira em seus braços. Revoltado, o seu irmão João quebra o diamante que dera origem aos conflitos.

Em 1995, a novela Irmãos Coragem ganhou um remake na faixa das 18 horas, em comemoração aos 30 anos da Globo. A nova trama foi escrita por Dias Gomes e Marcílio Moraes, e protagonizada por Marcos Palmeira, Ilya São Paulo e Marcos Winter. No entanto, a nova versão da história não agradou o público, e a trama registrou baixos índices de audiência.

Irmãos Coragem foi dirigida por Daniel Filho, Milton Gonçalves e Reynaldo Boury, com direção-geral de Daniel Filho. Foi produzida em preto-e-branco, e ficou no ar por mais de um ano, de 8 de junho de 1970 a 12 de junho de 1971, somando 328 capítulos.

Leia também:

Há 41 anos, estreava a novela O Casarão

Relembre a cena do tiroteio que mata Jerônimo e Potira, sequência emocionante de Irmãos Coragem:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade