“O meu potencial vai muito além dos rótulos”, declara Mariana Xavier, modelo plus size em novela

Publicado há 4 anos
Por Leandro Lel Lima
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A carreira da atriz e repórter Mariana Xavier se destaca a cada novo trabalho. Na TV ou no cinema, suas personagens fazem questão de transmitir o quanto a quebra de padrões estabelecidos pela mídia e indústria é importante para dar voz a milhares de mulheres.
Na sequência de Minha Mãe É uma Peça 2, com Paulo Gustavo, Xavier aponta as transformações no perfil de Marcelina, filha da protagonista: “Marcelina está visivelmente mais bonita, mais vaidosa… encontrou sua turma”. Já no longa Gostosas, Lindas e Sexies, a atriz se junta a Lyv Ziese, Cacau Protásio e Carolinie Figueiredo: “Mostra mulheres gordas poderosas, bem-resolvidas, bem-sucedidas, desejosas e desejáveis como quaisquer outras mulheres”, enfatiza. 

Confira entrevista com a atriz, que já foi repórter do Vídeo Show e fez sucesso também na novela I Love Paraisópolis como a sensual Claudete.

Agora, Mariana se prepara para um novo desafio em 2017: Ser uma modelo plus size na nova trama de Glória Perez, A Força do Querer.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Minha Mãe É Uma Peça é um grande sucesso. O que destaca na história dessa família tão “atrapalhada” que mistura drama e humor ao mesmo tempo? Em algum momento fez paralelos com a sua história? O que sua mãe achou do enredo? 

Eu acho que o grande trunfo do filme é a identificação que ele provoca nas pessoas. Família é um tema muito universal, é praticamente impossível alguém não ter vivido pelo menos uma situação relatada na história, e isso leva tanto ao riso quanto à lágrima. “Minha Mãe É Uma Peça 2” continua retratando com maestria esse universo, mas está mais maduro, mais consistente e igualmente hilário.

 

Atriz está em dois filmes e volta às novelas em 2017 (Adriana Líbini/Divulgação)
A história pode ajudar meninas e meninos que sofrem preconceito por conta do peso? 
Não existe nenhuma pretensão nesse sentido, mas a Marcelina está visivelmente mais bonita, mais vaidosa… encontrou sua turma, descobriu o que quer fazer da vida, e isso tem relação direta com a autoestima. Subliminarmente, acho que pode ajudar meninas e meninos que têm sobrepeso sim.
Qual o retorno que recebeu do público? 
Ontem tivemos nossa primeira pré-estreia e o retorno do público foi o melhor possível! Todo mundo dizendo que valeu a pena esperar pelo 2, porque está melhor que o 1.
Dona Hermínia é um pouco dura e ao mesmo tempo protetora. Como é a sua relação com a sua mãe?
Minha mãe é muito jovem e somos muito amigas! Às vezes parece que a mãe sou eu, porque vivo dando conselhos. Ela diz que aprende muito comigo, mas eu também aprendo com ela, claro. Toda relação boa é uma via de mão dupla.
Após I Love, como o público passou a te enxergar? Em especial os homens?
Foi um trabalho muito bem-sucedido, mais um degrau importante na minha carreira, mas não senti muita mudança nos olhares em relação a mim não. A Claudete era muito fogosa, muito sensual, mas acho que felizmente hoje em dia as pessoas conseguem dissociar melhor a atriz da personagem.
Você rodou um filme que retrata o universo das gordinhas. Já sofreu preconceito por conta disso? Como o longa pode ajudar as pessoas a respeitarem mais a diversidade que existe em nosso pais? 
O preconceito sempre existe, especialmente na internet, onde as pessoas se acham no direito de invadir o espaço das outras apenas para criticar, mas acho que felizmente tem diminuído. Os movimentos em prol da diversidade estão ganhando força e as pessoas estão se aceitando melhor e com isso aceitando mais o outro também. “Gostosas, Lindas e Sexies” vem pra reforçar esse movimento. Mostra mulheres gordas poderosas, bem-resolvidas, bem-sucedidas, desejosas e desejáveis como quaisquer outras mulheres.
Atriz será uma modelo plus size na nova trama das 21h (Adriana Líbini/ Divulgação)
Na nova trama de Glória Perez, você dará vida a uma modelo plus size. Como tem sido a preparação para a novela? O que conhece do mundo da moda em relação aos padrões da personagem e o seu também? Como foi o teste? Falta espaço para personagens comuns na TV?
Não estou tendo preparação na emissora por ora, só me recomendaram que não emagrecesse. Estou lendo os capítulos pra entender a trama, tenho conversado com amigas modelos plus pra me inteirar mais do universo da moda e também estou vendo documentários e lendo sobre transexualidade, já que será um tema forte na novela. O teste foi como é quase sempre: um  pequeno monólogo da personagem. Fiz em junho e a confirmação do papel só veio em outubro. A TV tem evoluído bastante no sentido de priorizar o talento e ter pessoas e personagens mais reais, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.
Tem medo de ficar rotulada apenas como uma atriz que faz personagens acima do peso ou que possuam essa temática?
Não tenho medo porque sou segura de que o meu potencial como atriz vai muito além desses rótulos. Mas espero ter oportunidades de mostrar outras facetas.
O que te motivou a realizar um ensaio sensual?
Todas as iniciativas em prol da aceitação e do empoderamento das mulheres reais me motivam muito.
Mariana posa durante um ensaio sensual (Adriana Líbini/ Divulgação)

Do que tem medo?

De esquecer minhas origens e meus valores e me tornar uma pessoa da qual eu me envergonhe. A vaidade é um perigo. Especialmente quando você se torna uma pessoa pública, precisa domar o ego diariamente.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio