Luciano Huck fala sobre a falta de bons exemplos: “O Brasil vive uma crise ética”

Publicado em 26/03/2017

No dia 01 de abril, o Caldeirão do Huck volta em nova temporada na tela da Globo com um programa especial dedicado a contar histórias de pessoas comuns que servem como inspiração por ajudarem na construção de uma sociedade melhor.  Luciano Huck conversou com nossa reportagem sobre o especial durante o evento de gala que ocorreu nos Estúdios Globo na última quinta-feira (23).

O que é o evento Inspiração?

Este evento está acontecendo para um programa especial chamado Caldeirão do Huck Inspiração que planejamos que aconteça anualmente. Já fazemos um programa de entretenimento e buscamos sempre pessoas país afora para a realização dos nossos quadros seja Lata Velha, Lar Doce Lar ou Um Por Todos, então o especial Inspiração de hoje é isso, mostrar pessoas comuns que fazem a diferença no mundo e servem como inspiração. Nos inspiramos na realidade do dia a dia e temos 5 brasileiros com histórias muito bonitas que iremos homenagear. O Brasil está no meio de uma crise ética enorme, uma crise de bons exemplos e achamos que seria um bom momento para isso.

O que chamou atenção no trabalho dessas pessoas e como elas foram escolhidas?

Pra ser o mais amplo possível quando desenhamos esse especial, montamos um grupo de 20 curadores das mais diversas áreas do terceiro setor desde grandes ONGs como Unicef e também pequenos empreendedores sociais que tem relevância nas suas regiões. Esse grupo de curadores nos indicou 3 nomes possíveis e chegamos a um universo de 60 histórias incríveis que poderemos usar para os próximos anos. Planejamos esse evento a 4 mãos com a área de responsabilidade social da Globo e junto com eles chegamos aos 5 nomes que serão homenageados nessa edição de hoje. A palavra que a gente mais quer colocar no dia a dia das pessoas além de “ética” é “altruísmo” que é essa vocação de pensar nos outros, a Tia Socorro, uma das homenageadas por exemplo é a personificação disso.

Percebemos que todos os artistas têm um carinho muito grande por você. Como vocês chegaram a essa lista de convidados para este especial do Caldeirão do Huck?

Tentamos misturar os curadores cuja maioria está aqui e alguns amigos, celebridades que estão aqui prestigiando pessoas anônimas que fazem trabalhos super relevantes na sua rua, no seu bairro ou cidade. Pessoas que não tinham os holofotes da mídia e que a gente tem que dar visibilidade aos projetos desenvolvidos por elas.

De onde surgiu essa ideia?

A gente está muito envolvido nisso o ano todo. Nossa turma de pesquisa e redação é incrível, dizem que talento ganha jogo e time ganha campeonato, e aqui a gente tem um time muito legal, todo mundo com o DNA parecido das coisas que a gente acredita. Então esse prêmio é resultado de um pensamento comum na turma que escreve o Caldeirão toda semana.

André RomanoEntrevista realizada pelo jornalista André Romano

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade