Aspirante a arqueiro em Deus Salve o Rei, Vinicius Redd conta como se preparou para o personagem

Publicado em 19/12/2017

Bom caráter, extremamente leal e protetor. Assim é Tiago, o irmão da protagonista Amália (Marina Ruy Barbosa) em Deus Salve o Rei, próxima novela das 19h. O personagem que é interpretado por Vinicius Redd trabalha vendendo moringas de barro na mesma feira em que a irmã vende caldos no reino de Artena, mas nutre o grande sonho de tornar-se arqueiro real, por isso passa os dias treinando. Encontramos com Vinicius no evento de lançamento da novela, e ele nos contou mais sobre o personagem e sobre sua carreira:

Leia também: Após 21 anos, Band muda executivo responsável por comando do grupo na Bahia

Vinicius, conte para a gente como é o seu personagem em Deus Salve o Rei?

Meu personagem é o Tiago, um plebeu que sonha ser arqueiro real. É irmão da Amália (Marina Ruy Barbosa), e é um rapaz muito obstinado. Ele é um cara bom caráter, do bem, faz tudo para ver a irmã feliz, a ajuda na feira vendendo caldos. É isso.

Como você foi escalado para o papel?

Fiz um teste e foi tudo muito rápido.

Esse personagem inicialmente seria do Romulo Estrela, certo?

Sim, quando teve a mudança na escalação, a produtora de elenco da novela entrou em contato com meu empresário agendando um teste. Eu estava em São Paulo, no dia, porque sou do interior de São Paulo, e no dia seguinte, vim para o Rio fazer o teste. Menos de 24 horas depois, me ligaram dizendo que eu havia sido aprovado e que começaria a gravar nos próximos dias.

Como ele tem o desejo de ser um arqueiro, você precisou passar por alguma preparação específica?

Sim, tive aulas de arco e treinei bastante. Além disso, treinei na casa de um amigo durante muito tempo, porque ele tem um arco. No primeiro final de semana após saber que passei, fiquei das 14h até 22h, treinando direto, depois fiz campeonato com meus amigos para entrar de vez nisso.

E é um esporte que agrada você?

Na verdade, eu sempre quis fazer arco e flecha, mas nunca corri atrás porque era um sonho de criança. Se fosse para escolher entre espada e arco e flecha, eu preferiria arco e flecha com certeza.

Você é bom de mira?

Sou, porque treino, mas acho que tenho algum talento para isso.

Você é tão obstinado quanto o Tiago, seu personagem?

Sou sim. Nas horas vagas, o Tiago fica treinando arco e flecha, e como ator, mesmo quando não estou trabalhando, estou me preparando. O trabalho de casa é essencial, trabalho de voz, corpo e toda pesquisa que fazemos é importante, porque quando chegamos para gravar, precisamos estar preparados. Acho que esse é o trabalho mais difícil de se fazer.

Antes, você assinava como Vinicius Tardio, e agora como Vinicius Redd. Qual o motivo da mudança?

Essa mudança foi muito pessoal. Aconteceu uma coisa um dia que pensei: “Isso é melhor para o que eu quero”. Enfim.

Você acredita que essa mudança foi importante para ajudar a conseguir o personagem Tiago?

Não, em relação ao nome não tem nada a ver, mas em minha vida, as coisas mudaram e gosto mais, me sinto melhor.

Você participou da novela Além do Horizonte, que foi considerada uma trama confusa. Qual o balanço que você faz?

Acho que teve quem gostou, como teve quem não se interessou. Isso acontece porque não dá para agradar a todo mundo. Isso é algo que sempre vai acontecer.

A novela abriu mais portas para você?

Depois da novela, eu trabalhei com cinema independente, e fiz a série Perrengue, que estreou na MTV este ano. Foi um trabalho muito divertido de se fazer, e o público gostou bastante. Não sabemos ainda se terá uma segunda temporada, mas fico feliz pela repercussão e pela galera ter recebido bem.

*Entrevista feita pelo jornalista André Romano.