José Wilker: Relembre a carreira de um dos protagonistas de Senhora do Destino

Publicado em 06/03/2017

Senhora do Destino vai marcar o retorno de um dos maiores destaques da carreira do saudoso José Wilker. Falecido em 2014, o ator participou de trinta novelas e dez minisséries na TV Globo além de outras participações especiais na emissora.

Giovanni Improtta marcou a trama de Aguinaldo Silva por conta de seus bordões e cenas marcantes que continham altas doses de humor e sarcasmo. No teatro, na TV e no cinema Wilker foi dos grandes.

O Observatório da Televisão relembra momentos que marcam a carreira do artista que pode ser visto a partir do dia 13/03 no Vale a Pena Ver de Novo ao lado de Susana Vieira e José Mayer.

Na primeira versão de Gabriela – 1975 – o ator deu vida a Mundinho Falcão:

DivulgaçãoReproduçãoGlobo

Na segunda versão da trama, 2012, levada ao ar às 23h, ele deu vida ao vilão Jesuíno dono do bordão: “Deite que vou lhe usar”.

jesuino-1
Estevam AvellarGlobo

Em Anjo Mau, 1976, Zé interpretou Rodrigo Medeiros um empresário que acaba se envolvendo com a babá de seu sobrinho. Na época coube a Susana Vieira viver a babá Nice.

CedocGlobo

Em Brilhante, 1981, o ator realizou importantes cenas da trama com Vera Fischer.  Oswaldo era um homem misterioso.

Vera Fischer e José Wilker em Brilhante (Divulgação)
Cedoc TV Globo

Clássico do cinema brasileiro, Dona Flor e Seus Dois Maridos, 1976, contou com Mauro Mendonça, Sonia Braga e Zé Wilker.

Reprodução

Roque Santeiro, 1985, de Dias Gomes marcou a carreira de muitos atores e mais uma vez Zé foi elogiado pelo público e crítica em uma novela que marcou época. O personagem título era um mito da cidade de Asa Branca.

CedocGlobo

Em Fera Ferida ele repetiu a parceria com Lima Duarte na trama escrita também por Aguinaldo Silva.

Cedoc TV Globo

A Próxima Vitima, 1995, foi uma trama de intenso suspense de Silvio de Abreu que parou o Brasil para saber o desfecho do quem matou. Porém, o personagem de Wilker chamou a atenção por protagonizar cenas fortes de sexo com a atriz Claudia Ohana.

José Wilker era Marcelo em A Próxima Vítima (Divulgação)
Cedoc TV Globo

Em outra trama de Aguinaldo Silva, Suave Veneno, 1999, Wilker vive um rico empresário que se envolve com a personagem de Glória Pires.

suave-veneno-patricia-franc

Entre os destaques de sua carreira também podemos destacar sua participação como comentarista do Oscar transmitido pela Globo.

Fred Rozario Rede Globo

 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade