Volta do Aqui Agora é uma péssima ideia do SBT

Emissora se especializou em lançar noticiários sem estrutura adequada

Publicado há 2 meses
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Há alguns dias, José Luiz Datena comentou, num papo com Catia Fonseca na Band, sobre a proposta que recebeu do SBT para assumir o novo Aqui Agora. Assim, o boato sobre a volta do jornal policial, que paira sobre a emissora de Silvio Santos desde sempre, ganhou cores de realidade. Sim, a emissora está planejando retomar seu famoso jornal popular.

Voltar com o Aqui Agora é um sonho do SBT desde sempre. Tanto que ele voltou, duas vezes. Mas não repetiu o sucesso de sua temporada original. Para quem não se lembra, a versão original do Aqui Agora estreou em 1991 e fez muito sucesso com sua pegada popular e policial. Manchetes que saltavam na tela com locução teatral, repórteres ofegantes e algumas bizarrices fizeram o sucesso do programa, que virou moda e ditou tendência na TV brasileira.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No entanto, Aqui Agora foi perdendo fôlego na programação do SBT. Além do esgotamento natural da fórmula, a atração foi buscando alguma “sofisticação” em seus últimos meses, tornando-se um jornal mais parecido com todos os outros. Com isso, acabou saindo do ar no início de 1997, dando espaço ao infantil Disney Club. Desde então, sempre se fala sobre seu retorno.

Retornos e tentativas

Três meses depois de seu fim, Aqui Agora retornou, sob o comando de Ney Gonçalves Dias, que fazia sucesso na Record TV com o Cidade Alerta. Não deu certo, e esta segunda versão do Aqui Agora ficou no ar por cinco meses.

Depois disso, cogitaram voltar com a atração outras vezes. Chegaram até cogitar entregá-la a Ratinho em 2007, ano em que o animador perdeu seu Programa do Ratinho. Depois mudaram de ideia e formataram o Jornal da Massa, de vida curta.

No ano seguinte, a ideia ganhou forma, e Aqui Agora voltou ao ar. Apresentado por Luiz Bacci, Christina Rocha, Herbert de Souza e Joyce Ribeiro, a atração foi um fiasco e ficou apenas um mês no ar.

Em 2013, o SBT chegou a veicular uma chamada anunciando o retorno do programa. Foi aquela fatídica chamada em que anunciava a chegada de Neila Medeiros, “a única capaz de derrotar Datena e Marcelo Rezende”. Inicialmente, a chamada dizia que o programa de Neila se chamaria Aqui Agora. Dias depois, o nome foi alterado para SBT Notícias, e foi com esse nome que o programa entrou no ar. Também não durou muito.

Jornalismo do SBT

Desde então, sempre se fala no retorno do Aqui Agora, mas nada acontece de fato. Porém, Silvio Santos vem dando sinais de que deseja chacoalhar o jornalismo da emissora. As constantes e pouco efetivas tentativas de emplacar o Primeiro Impacto na hora do almoço indicam isso. São testes que só o dono da emissora entende. Mas sinalizam que o jornalismo está na mira do “patrão”.

No entanto, as tentativas de reavivar o jornalismo da emissora sempre esbarram na falta de estrutura do canal. Nos últimos anos, o SBT lançou jornais, como o já extinto SBT Notícias, e o próprio Primeiro Impacto, com poucos investimentos. Assim, não há jornal que se sustente.

O convite a Datena mostra que a emissora deseja um nome forte e popular para um possível retorno do Aqui Agora. Mas não se fala em estrutura. E é aqui que a coisa pega. Não adianta nada ter um grande nome como âncora, se não há um conteúdo minimamente interessante para que ele apresente.

Por isso, é bem difícil confiar que desta vez vai ser diferente. A história mostra que estas tentativas de retomar o Aqui Agora não acabam bem. Não há motivos para crer que, agora, vai funcionar.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais