Após anos figurando entre os programas que mais mexeram com o público da TV aberta, as competições culinárias começam a fazer a audiência dispersar. Atualmente, Record TV, Band e SBT exibem seus principais programas do segmento, mas nenhum deles vive boa fase.
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Top Chef Brasil nunca foi um campeão de audiência, é verdade. O programa apresentado por Felipe Bronze, e que mescla competição na cozinha com confinamento, sempre apresentou desempenho mediano e parca repercussão. No entanto, a terceira temporada da atração tem sido a mais fraca até aqui. Vem passando em brancas nuvens.
Na Band, o MasterChef Brasil sempre foi o formato mais popular entre os espectadores. Mas a atual safra também tem ficado longe dos bons resultados dos áureos tempos. “Queridinho” das redes sociais, o programa apresentado por Ana Paula Padrão perdeu fôlego e apenas cumpre tabela em 2021.
O mesmo acontece com o Bake Off Brasil – Mão na Massa, do SBT. O programa apresentado por Nadja Haddad sempre foi o grande destaque da linha de reality shows das noites de sábado do canal de Silvio Santos. Mas a atual temporada registra os piores índices de audiência de sua história.
Desgaste
A má fase não é por acaso. Desde que a Band lançou o primeiro MasterChef e deu início à febre de competições culinárias na TV aberta, o formato foi usado à exaustão. Todas as emissoras trataram de garantir um título para o filão e conquistar sua fatia de público neste segmento.
Além da popularidade dentre os espectadores, o formato também permite excelentes oportunidades comerciais, tornando-se uma grande vedete em meio às finanças dos canais que o exibe. Daí a quantidade enorme de variações de competições.
A conta chegou. Foram tantas cozinhas e receitas diferentes que o espectador se cansou. O formato vive uma fase de intenso desgaste e está longe do apelo inicial. Porém, até aqui, o comercial segue em alta, o que garante a sobrevida dos programas do gênero. Resta saber até quando.
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