Solange Gomes é vítima de ETARISMO em A Fazenda 13

Durante briga, Rico Melquiades chamou a peoa de "velha" em tom pejorativo

Publicado em 17/09/2021 10:28
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Solange Gomes, modelo, escritora e colunista de 47 anos, é mais conhecida como ex-garota da banheira do Gugu e musa do carnaval. Com quase 30 anos de carreira e presença na mídia por todos esse anos, a morena é uma das participantes de A Fazenda 13 e agora mais uma vítima do pouco conhecido preconceito contra pessoas mais velhas, o chamado ETARISMO ou AGEISMO.

Muito se fala sobre homofobia, xenofobia, misoginia e racismo, que são sim preconceitos graves e até crimes, mas tão discriminatório quanto é o etarismo ou ageismo, que são atitudes contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos associados a pessoas mais velhas, quando tratadas com hostilidade e discriminação sofridas por conta da idade cronológica.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

  • Atitudes prejudiciais contra pessoas mais velhas e contra o processo de envelhecimento;
  • Preconceito contra idosos e prática discriminatória com base na idade;
  • Políticas e práticas institucionais que perpetuam estereótipos nocivos e equivocados contra pessoas de mais idade.

Foi exatamente isso que aconteceu com Solange Gomes durante a Prova exibida na noite desta quinta-feira (16) em A Fazenda 13. Na dinâmica, ela tinha que escolher alguém para ser eliminado da brincadeira e o eleito foi Rico Melquiades. Ele não gostou e imediatamente começou a atacar a colega de confinamento.

Solange Gomes e Rico Melquiades brigam em A Fazenda 13 (Reprodução/Playplus)

Rico Melquiades declarou guerra a Solange Gomes e tudo bem, afinal é um jogo. Mas o que ele fez depois, ao não se conformar com o voto da colega foi pura imaturidade e falta de FairPlay. Como diz o ditado: “se não sabe jogar, não desce para o play”.

Ele iniciou uma discussão contra Solange Gomes, atacando e a chamando de “velha” em tom pejorativo. A peoa que não leva desaforo para casa respondeu a altura e o chamou de “feio”. Toda a confusão foi iniciada por Rico, que já demonstrou ser mimado e não sabe ser contrariado.

Ao longo desta edição do reality, se ele se manter assim, vai criar confusão com todos que em algum momento votar nele ou agir contra ele em alguma prova. E isso não será uma novidade, já que o peão é conhecido exatamente pelos barracos e inimizades que fez no Dé Férias com o Ex, reality da MTV que o tornou uma pessoa pública.

Brigas e confusões são ingredientes importantes para o sucesso de um reality, o público gosta disso, mas quando envolve preconceito e discriminação de algum tipo, o jogo deixa de ser saudável e passa a ser nocivo. No caso do etarismo ou ageismo, a pessoa agredida e discriminada pode desenvolver problemas psicológicos como baixa estima.

Esse tipo de preconceito pode afetar a saúde mental das vítimas, já que as pessoas mais velhas recebem continuamente sinais de não aceitação, desprezo, falta de respeito, agressões e humilhações —simplesmente pelo fato de terem envelhecido. O envelhecimento é um processo que vai acontecer com todos e no caso de Solange Gomes, afirmar que ela é “velha”, além de discriminação é uma inverdade, afinal ela tem apenas 47 anos e está em plena forma física.

O mesmo não é possível dizer de Rico Melquiades, que com apenas 29 anos, apesar da jovialidade na faixa etária, sua aparência física não é das melhores e seu mal humor é notável.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio