drama real

Sob Pressão aprofunda crítica social em nova temporada

Série mostra que continua relevante ao discutir sérios problemas do país

Publicado em 13/08/2021

Um dos elementos centrais da série Sob Pressão, a crítica social voltou com força com a estreia da quarta temporada da atração. A atração médica da Globo e Conspiração volta a denunciar as mazelas da saúde pública brasileira, mas sem perder o foco no desenvolvimento dos protagonistas, Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano).

Após o trabalho no hospital de campanha no tratamento da covid-19, nos dois especiais exibidos no ano passado, os médicos voltam a atuar num hospital público. Desta vez, Evandro e seus companheiros vivem a realidade de um hospital de grande porte, o que aumenta consideravelmente os problemas estruturais.

O episódio de estreia voltou a denunciar a falta de equipamentos junto às equipes, que são obrigadas a improvisar para atender os pacientes. No entanto, o grande acerto da estreia foi aprofundar ainda mais nas questões sociais, trazendo nas histórias dos pacientes temas altamente relevantes.

A questão da fome foi a que chamou mais a atenção em Sob Pressão. O episódio mostrou o drama de uma paciente que desmaiou por não ter o que comer, e foi levada ao hospital pelo filho de 12 anos. A problemática foi toda muito bem trabalhada, com desdobramentos que estão na pauta do dia, como o fato de o menino roubar comida do hospital para ajudar a mãe e quase ser asfixiado por um policial por conta disso.

Ou seja, Sob Pressão tem no drama real da saúde pública não apenas a principal temática, mas é, também, uma espinha dorsal, que se desdobra em outras questões igualmente relevantes. Com isso, não apenas apresenta dramas envolventes, mas também serve como alerta, denúncia e reflexão.

Por isso, foi feliz a ideia da direção da Globo de não encerrar a série na terceira temporada, como era previsto inicialmente. Como ficou claro neste episódio de estreia, Sob Pressão ainda tem muita lenha para queimar. E a quinta temporada já está confirmada.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade