Sob Pressão aprofunda crítica social em nova temporada

Série mostra que continua relevante ao discutir sérios problemas do país

Publicado em 13/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um dos elementos centrais da série Sob Pressão, a crítica social voltou com força com a estreia da quarta temporada da atração. A atração médica da Globo e Conspiração volta a denunciar as mazelas da saúde pública brasileira, mas sem perder o foco no desenvolvimento dos protagonistas, Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano).

Após o trabalho no hospital de campanha no tratamento da covid-19, nos dois especiais exibidos no ano passado, os médicos voltam a atuar num hospital público. Desta vez, Evandro e seus companheiros vivem a realidade de um hospital de grande porte, o que aumenta consideravelmente os problemas estruturais.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O episódio de estreia voltou a denunciar a falta de equipamentos junto às equipes, que são obrigadas a improvisar para atender os pacientes. No entanto, o grande acerto da estreia foi aprofundar ainda mais nas questões sociais, trazendo nas histórias dos pacientes temas altamente relevantes.

A questão da fome foi a que chamou mais a atenção em Sob Pressão. O episódio mostrou o drama de uma paciente que desmaiou por não ter o que comer, e foi levada ao hospital pelo filho de 12 anos. A problemática foi toda muito bem trabalhada, com desdobramentos que estão na pauta do dia, como o fato de o menino roubar comida do hospital para ajudar a mãe e quase ser asfixiado por um policial por conta disso.

Ou seja, Sob Pressão tem no drama real da saúde pública não apenas a principal temática, mas é, também, uma espinha dorsal, que se desdobra em outras questões igualmente relevantes. Com isso, não apenas apresenta dramas envolventes, mas também serve como alerta, denúncia e reflexão.

Por isso, foi feliz a ideia da direção da Globo de não encerrar a série na terceira temporada, como era previsto inicialmente. Como ficou claro neste episódio de estreia, Sob Pressão ainda tem muita lenha para queimar. E a quinta temporada já está confirmada.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio