deliciosa cafonice

Show dos Famosos e The Masked Singer evidenciam o sucesso dos realities “bizarros”

Programas são mais um sinal de que a Globo "desceu do pedestal"

Publicado em 19/09/2021

A estreia de Mariana Rios, Diego Hypolito e Robson Nunes no Show dos Famosos marca o fim da primeira rodada da nova temporada do quadro, agora como parte do “novo” Domingão com Huck. Trata-se da quarta temporada da atração, anteriormente apresentada por Fausto Silva, e que sempre mexeu com a audiência, que se diverte com as caracterizações por vezes bizarras dos concorrentes.

Porém, este não é o único programa da Globo que tem o poder de mexer com a plateia por motivos inusitados. O The Masked Singer Brasil, apresentado nas noites de terça-feira, apresenta a mesma pegada. Assim como o Show dos Famosos, o programa com Ivete Sangalo consegue unir cafonice e magnetismo.

O Show dos Famosos se apresenta como uma homenagem, quando os participantes se caracterizam e fazem uma performance inspirada numa celebridade da música. No entanto, o quadro repercute mais pela maquiagem estranha do que pela beleza do espetáculo em si. Na internet, é comum espectadores fazerem comparações tipo “mirou em… mas acertou em….”. Faz parte do show.

Enquanto isso, o The Masked Singer Brasil envolve ao fazer o espectador bancar o detetive. A curiosidade diante da personalidade que se propôs a cantar enfiado numa fantasia provoca engajamento. Porém, o espetáculo em si é tão cafona quanto Show dos Famosos. Toda a estética da performance dos fantasiados tem um ar deliciosamente brega. E isso não é um defeito, apenas uma constatação.

SBT?

Na estreia do The Masked Singer Brasil, o colunista Paulo Pacheco, do Observatório da TV, observou que o programa é a atração “mais SBT já feita na Globo”. É uma comparação que faz muito sentido. Em seus 40 anos, o SBT sempre se fez por meio de programas populares de estética carregada, ganhando o selo de “brega”.

Pois a mesma comparação cabe diante do Show dos Famosos. Até porque o formato passou pelos domínios de Silvio Santos antes de chegar à Globo. O SBT foi a primeira emissora brasileira a adquirir os direitos de Your Face Sounds Familiar e produziu uma temporada da atração, que foi chamada de Este Artista Sou Eu. Depois é que a Globo adquiriu o mesmo formato e o implantou no extinto Domingão do Faustão.

Não é que a Globo vive uma “fase SBT”. Mas sim que a emissora tenta popularizar sua grade com programas mais simples e de forte envolvimento com a audiência. Num momento em que o canal já vem mudando sua imagem, tentando sair de um pedestal e se colocando mais próximo do público (e da concorrência), parece um caminho natural apostar em atrações com esta pegada.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

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