Desafio nu

Sem novos realities, Band apela para o enlatado Largados e Pelados

Emissora acerta ao buscar trazer variedade à programação

Publicado em 18/05/2020

Como parte de sua estratégia de fortalecimento da programação, em busca de faturamento e audiência, a Band passou a apostar em reality shows originais. No ano passado, a emissora lançou novos e segmentados formatos, como Planeta Startup e Me Poupe!, injetando algum frescor à sua linha de shows. Porém, em 2020, com a pandemia, atrações como estas se tornaram inviáveis. E o canal, então, apelou para o enlatado Largados e Pelados, sucesso do canal Discovery.

Largados e Pelados é um reality de sobrevivência que vai praticamente às últimas consequências. A cada episódio, um homem e uma mulher são desafiados a permanecer 21 dias em um lugar ermo, sem roupas e nem comida. A atração explora o conhecimento de sobrevivência primitiva da dupla, ao mesmo tempo em que mostra o relacionamento entre os participantes. Lidando com a pressão, a fome e o medo, os participantes precisam provar suas habilidades, ao mesmo tempo em que tentam se entender.

Não é difícil compreender o sucesso de Largados e Pelados no Discovery. A atração oferece um interessante experimento primitivo, revelando ao público como é a sobrevivência sem acesso às facilidades da vida em sociedade. É como se o ser humano fosse obrigado a reaprender a viver como os antepassados das cavernas, caçando para comer e aproveitando dos recursos naturais para proteção e provimento.

Alternativa

A proposta inusitada chama tanto a atenção que Largados e Pelados se tornou um hit da TV paga. Assim, se a atração se mostra um chamariz tão poderoso na televisão fechada, se torna também um candidato a repetir o sucesso na TV aberta. Tem apelo, sem dúvidas. Mas a falta de hábito do espectador brasileiro de assistir reality show dublado na TV aberta pode ser um problema.

Entretanto, a Band acerta ao apostar no reality. Afinal, num momento em que as produções dos canais andam parcas, ganha pontos que traz algo de novo ao seu público. Largados e Pelados não é novo, mas sua presença na TV aberta é, sim, uma novidade, que pode atrair novos fãs para o reality. E, de quebra, contribui para a variedade da programação da emissora.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade