SBT “entope” noite de sábado com realities de culinária

Publicado em 14/08/2017

No último sábado (12), o SBT lançou nada menos que duas temporadas de dois de seus reality shows culinários ao mesmo tempo. Enquanto BBQ Brasil – Churrasco na Brasa, que havia sido cancelado em razão de ser “masculino demais”, ganhou nova chance na faixa das 18 horas, Bake Off Brasil – Mão na Massa emplaca sua terceira temporada no horário nobre, às 21h30.

Trata-se de uma ousadia da emissora lançar duas novidades deste naipe ao mesmo tempo, enquanto outros canais se esforçam para, ao menos, conseguir fazer um revezamento de formatos sem apelar a reprises ou cancelamentos para tapar buracos. Afinal, são produtos com espectadores semelhantes. E, principalmente, atraem anunciantes semelhantes. Não há um canibalismo aí?

Agora mais cedo, BBQ Brasil – Churrasco na Brasa, manteve o formato simples e eficiente da primeira temporada. O grande trunfo deste formato é que, ao colocar o churrasco como protagonista, o programa se torna mais acessível ao público, pois uma carne assada é algo bem mais próximo da realidade da maioria dos espectadores do que a alta gastronomia vista nos outros similares. Por isso mesmo, as dicas dadas são tão, ou mais importantes que a própria competição. Tanto que, na primeira temporada, a competição nem era tão agressiva. Nesta estreia, entretanto, pode ficar, já que os participantes parecem mais dispostos a competir. Vamos ver.

A grande novidade da nova temporada é a presença de Chris Flores, que tem se mostrado uma exímia comandante de realities. Depois de boas performances à frente de Troca de Família, da Record, e Fábrica de Casamentos, já no SBT, ela agora é uma espécie de “mãezona” dos participantes no BBQ. Doce e terna, ela deixa a competição mais amena. Os jurados também são outros, e Danielle Dahoui e Carlos Tossi substituem Carlos Bertolazzi e Rogério DeBetti.

Chris Flores foi confirmada como apresentadora do BBQ ainda antes do afastamento de Ticiana Villas Boas, que apresentou a primeira temporada, e que saiu de cena em razão da delação de seu marido, o empresário Joesley Batista. Mas seu afastamento se deu pouco antes do início das gravações do Bake Off Brasil, que precisou se adaptar à falta de sua titular. A solução foi promover Carol Fiorentino, jurada das outras edições, à apresentadora. E a escolha se mostrou acertada. Carol é simpática, se comunica bem com a câmera e com os participantes e, ainda, sabe do que está falando, já que também é profissional da confeitaria.

Carol foi a grande novidade da estreia do Bake Off, que voltou sem surpresas, mas divertido como sempre. Beca Milano, vista também em Fábrica de Casamentos, assumiu o lugar de Carol no júri, e fez bons comentários ao lado do impagável Fabrizio Fasano Jr. Ou seja, o SBT fez boas estreias neste final de semana. Para o público, boas opções de entretenimento no sábado, um dia fraco na TV aberta.

No ar há um ano, Fofocalizando ainda não encontrou um propósito

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade