Sai Drica, entra Marjorie: substituição de atriz causa estranheza em Império

Aguinaldo Silva foi ousado ao manter Cora na novela, mas troca não se justificou

Publicado em 3/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta semana, Império exibe uma das sequências mais inusitadas da trama. Justamente quando a vilã Cora está prestes a realizar o sonho de ter uma noite de amor com o Comendador (Alexandre Nero), ela “rejuvenesce”. Drica Moraes, que deu vida à megera até aqui, sai de cena e abre espaço para Marjorie Estiano, que a viveu nos primeiros capítulos da novela.

Na época das gravações da novela, em 2014, Drica Moraes teve um problema de saúde e precisou deixar a novela. Assim, o autor Aguinaldo Silva tomou uma decisão ousada e recrutou Marjorie Estiano para reassumir o papel. Na trama, esta substituição nunca é explicada. Ela simplesmente acontece.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Não tentar justificar a mudança foi a melhor das decisões. Na verdade, a chegada da “nova” Cora gera apenas uma estranheza inicial. José Alfredo se assusta ao vê-la, e ela explica que se preparou para o momento em que perderia a virgindade com ele. Depois, seus sobrinhos também notam que a tia está “diferente”, mas logo a aceitam, e a nova Cora passa a ser encarada com naturalidade por todos os demais personagens.

Em vez de explicar, Aguinaldo Silva fez até piada em seu texto sobre o fato. Tanto que, numa sequência, Cora revela a Téo Pereira (Paulo Betti) que o segredo de sua juventude seria “xixi de jacaré”. A explicação foi encarada como “séria” por parte dos noveleiros, mas se tratava de um chiste proposto pelo novelista.

Na verdade, o que aconteceu foi simplesmente uma substituição. Aguinaldo Silva não queria abrir mão da presença de Cora em sua novela e tratou de escalar outra atriz para vivê-la. E preferiu entregá-la a Marjorie, afinal, ela já havia sido Cora anteriormente.

A prova de que Cora não rejuvenesceu magicamente é um flashback, exibido mais adiante, no qual a vilã relembra o assassinato de Fernando (Erom Cordeiro). É Marjorie quem aparece no flashback, embora tenha sido Drica Moraes quem estava em cena naquele momento. Ou seja, a produção da novela optou por fazer uma nova sequência do assassinato para manter a “coerência”, pois não faria sentido Drica Moraes aparecer num flashback quando é Marjorie Estiano a nova intérprete da vilã.

Valeu a pena?

O espectador brasileiro não está acostumado a ver personagens ganhando novos intérpretes durante uma novela. A substituição de atores é muito comum em novelas mexicanas, por exemplo. Ali, se um ator precisa deixar a novela, é substituído sem pudores, e a novela segue como se nada tivesse acontecido.

Mas, por aqui, embora não seja algo inédito, é pouco comum. Normalmente, quando um ator precisa deixar uma novela em andamento, seu personagem costuma desaparecer. Morte ou uma viagem inesperada costumam servir de desculpa para o sumiço de um tipo num folhetim.

Porém, Aguinaldo Silva bancou a presença de Cora em Império. Na época, o autor explicou que não poderia abrir mão da personagem naquele momento do enredo. Realmente, Drica Moraes saiu justamente quando Cora vivia seu principal momento, que era a almejada noite de amor com José Alfredo.

No entanto, passado este entrecho, a verdade é que Cora pouco fez no decorrer da trama. Ela deixa de vez de ser uma das grandes vilãs da novela, e fica apenas correndo atrás de José Alfredo. Sua morte apoteótica durante o carnaval dá fim à trajetória irregular da personagem.

Não é culpa de Marjorie Estiano, claro, que reassume a personagem com muita firmeza. Mas Cora já vinha se perdendo ao longo de Império. Inicialmente uma das protagonistas, a megera vai murchando até perder completamente a importância. Neste caso, talvez fosse melhor Cora ter morrido de emoção após a transa com o Comendador e pronto. No fim, a mudança não se justificou.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio