Rita Lobo é a versão século 21 da Cozinha Maravilhosa de Ofélia

Cozinha Prática com Rita Lobo preenche vários horários na grade do GNT

Publicado em 17/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com seu programa Cozinha Prática, no GNT, Rita Lobo é uma das apresentadoras mais presentes no canal. Durante a semana, ela chega a ter diariamente sete horários na grade, entre manhã, hora do almoço, tarde, noite e até madrugada. Nos finais de semana, a carga diminui um pouco, com os programas exibidos em blocos nas tardes dos sábados (três programas) e domingos (quatro programas). Cada programa tem duração de meia hora.

Impensável na TV aberta convencional, esse formato de rodízio de blocos diários de programação é comum nos canais da TV por assinatura. Em geral, são montados seis ou oito horas diárias, que são reprisadas em blocos. Alguns canais reservam para o horário noturno, ou a faixa nobre, sua programação inédita diária.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mas no caso do programa de culinária de Rita Lobo, essa presença diária constante não é repeteco de blocos. São programas diferentes em revezamento, o que acabou virando uma marca dela nesses tempos de pandemia. Afinal, muita gente que comia fora de casa viu-se, de uma hora pra outra, tendo de preparar todas as refeições na própria cozinha. E a ajudinha da especialista é extremamente providencial neste momento.

Porque ,com sua Cozinha Prática, Rita Lobo traz receitas do dia a dia, ensina o passo a passo desde os truques mais simples até dicas que valem um caminhão. É uma espécie de anti-Masterchef. Sabe aquela fissura em se preparar receitas da alta gastronomia que inundou os programas de culinária? Pois aqui a linha é outra.  

É muito bacana vermos a confecção de pratos mais sofisticados pelos participantes de reality show, mas na correria do dia a dia, difícil imaginar quem pode ser dar ao luxo de dar uma de masterchef enquanto tem de limpar a casa, cuidar dos filhos e ainda trabalhar.

Rita está hoje muito mais próxima de quem precisa aprender a fazer coisas gostosas, saudáveis e fáceis na cozinha. Para quem não conheceu, ela é uma feliz renovação do estilo de Ofélia Anunciato, a cozinheira que por muitos anos pilotou o fogão do seu Cozinha Maravilhosa de Ofélia (1968-1998). Foram 30 anos de televisão, desde o início na extinta TV Tupi. A simpática cozinheira, que também ditava suas receitas numa época que não havia internet, morreu de infarto em 1998, aos 73 anos.

Neste Cozinha Prática com Rita Lobo, temos uma renovação do estilo para o século 21. Diferentemente de Ofélia, ela nunca precisa de ninguém para contracenar. A conversa é diretamente com o telespectador. É só ela, o fogão, as panelas, os ingredientes diante da câmera.

Desenvolta e simpática num cozinha chique no último, a sempre elegantemente discreta Rita Lobo nos faz sentir como se estivéssemos com ela ao lado da pia, aprendendo todos os preparos. Ela ensina desde como quebrar os ovos corretamente, a cortar a cebola do lado certo, até os truques de como não se queimar ao virar a panela quente. Uma equipe ágil aproxima e distancia as imagens, com uma câmera que às vezes também filma de cima para podermos ter uma amostra do campo de visão da cozinheira.

Rita Lobo também se sobressai ao pregar sempre uma alimentação feita do jeito mais saudável quanto possível, fugindo de produtos industrializados, embutidos e dos pré-prontos.

Com uma carreira anterior de modelo, a apresentadora tem total domínio diante da câmera, além de ótimas posturas de corpo e voz. Ela começou seu próprio site de receitas (o Panelinha) há mais de 20 anos, e daí para um canal no You Tube também foi um caminho natural. Até ir para a TV, Rita já tinha lançado livros de sucesso e cursos de culinária. Hoje ela acumula também linhas de produtos com seu nome e faz palestras por aí. Sua estreia no GNT foi há mais de dez anos.

Para quem não tem acesso à TV por assinatura ou ao canal no Globoplay, vale verificar vídeos com as receitas e dicas de Rita Lobo no site do GNT, no Nhac GNT (marca dos canais digitais de gastronomia no YouTube, Instagram e Facebook) e também nos canal próprio da moça no You Tube, o Panelinha.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio