Ele voltou!

Retorno de Silvio Santos resgata aparente “normalidade” na TV

Mesmo com a voz estranha em alguns momentos, o animador voltou em forma

Publicado em 02/08/2021

Depois de um ano e meio afastado do programa que leva seu nome, Silvio Santos retornou ao seu (reduzido) auditório mostrando que ainda está afiado. Apesar da voz aparentemente estranha em alguns momentos, o animador mostrou estar em plena forma no alto de seus mais de 90 anos e conseguiu resgatar alguma “normalidade” na televisão.

Sim, a plateia está menor e com máscaras, assim como as bailarinas do palco. Ainda assim, o Programa Silvio Santos se mostrou o mesmo, em todos os sentidos. Atacado, o animador falou sobre a saída de Fausto Silva da Globo, citou Luciano Huck e até lamentou a ausência de Angélica na TV.

Silvio Santos retorna ao seu programa após algumas semanas de reprises de programas clássicos. O repeteco, que incluiu edições especiais de Show do Milhão, Qual É a Música, Em Nome do Amor, Show de Calouros e até Domingo no Parque, mostrou que o tempo áureo de Silvio Santos ficou para trás. O que é natural, afinal, o passar dos anos faz efeito sobre todo mundo e, com o animador do SBT, não é diferente.

Sendo assim, o retorno de Silvio Santos representa, também, um desafio para o próprio animador, que será comparado com ele mesmo. São outros tempos, mas a reprise serviu para fazer o público relembrar o auge dos programas de auditório na televisão brasileira.

Ou seja, o retorno de Silvio Santos mostrou, também, que ele é o único remanescente do programa de auditório “raiz”. Celso Portiolli, Eliana, Luciano Huck e Rodrigo Faro têm apresentado suas atrações sem plateia e, no ar, praticamente não se vê diferença. Nestes programas, o auditório era figura decorativa, e isso agora ficou bem claro.

Já o Programa Silvio Santos não funciona sem auditório. Mesmo reduzido e mascarado, o público em cena faz a diferença na atração do animador. Mais que sinônimo de domingo, o Programa Silvio Santos representa o programa de auditório enquanto gênero. Que, mais cedo ou mais tarde, vai chegar ao fim.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade