Que História É Essa, Porchat? na Globo reafirma nova fase da emissora

Atração de Fábio Porchat é mais um programa da TV paga a chegar à TV aberta

Publicado há 7 dias
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Definitivamente, não há mais barreiras entre os canais e as plataformas do Grupo Globo. O intercâmbio entre produções da Globo aberta e dos canais pagos (ex-Globosat, atual “Canais Globo”) já é uma realidade e um caminho sem volta. A estreia de Que História É Essa, Porchat?, que saltou do GNT para a Globo aberta, reafirma a nova fase da emissora.

Com a pandemia e a suspensão de várias produções, a Globo fez valer de seus vários canais e plataformas para preencher a grade do canal aberto. Originais do Globoplay, por exemplo, surgiram na linha de shows, como Aruanas. Música Boa, produção do Multishow, ganhou espaço na Globo com o adiamento de Simples Assim, que estava previsto para abril, mas estreou apenas no último sábado (11).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mas a chegada de produções originais dos canais pagos na Globo aberta já era uma realidade antes da pandemia. Lady Night, do Multishow, fez tanto barulho na TV por assinatura, que ganhou espaço na Globo já há dois anos. Que História É Essa, Porchat? faz o mesmo caminho. Aliás, ganhou até o mesmo espaço: as noites de quinta-feira.

Em comum, os programas de Tatá Werneck e Fábio Porchat são talk shows gravados nos próprios estúdios da Globo. Ou seja, já nasceram com esta nova posição do Grupo Globo, que otimiza elenco e produção par abastecer todas as suas janelas. Assim, cada vez mais, os Estúdios Globo se tornam uma grande produtora, que tende a realizar produções para várias plataformas. Ou canais.

Trata-se de uma manobra positiva, tendo em vista que os canais pagos da Globo podem servir como “balões de ensaio” para novas produções. Ou até mesmo o contrário, já que programas da Globo abastecendo os canais pagos também são uma realidade, como Amor & Sexo e Tapas & Beijos no GNT, ou SóTocaTop no Multishow.

Porchat na Globo

Que História É Essa, Porchat? na Globo representa a volta de Fábio Porchat no comando de um talk show, após o fim do Programa do Porchat, na Record TV. Sem dúvidas, um sinal de prestígio ao artista, e também ao programa, que foi uma das principais novidades da TV brasileira no ano passado.

A atração parece combinar bem com o fim de noite na TV aberta. Mas recebeu uma missão ingrata da Globo: bater de frente com a eliminação de A Fazenda. O reality show está bombando na Record TV e não deve dar moleza ao programa do ex-contratado. Não por acaso, a Globo programou o talk show para um horário mais avançado, tentando fugir do auge de A Fazenda.

Além disso, o programa de Porchat também bate de frente com a tradicional A Praça É Nossa, do SBT. Que, apesar de estar sendo reprisada, é um programa com público cativo. Ou seja, Porchat não terá vida fácil neste seu “retorno” à TV aberta.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais