Primeiro Impacto na hora do almoço é um tiro no pé do SBT

Ingenuamente, emissora tenta alavancar suas tardes com reprise de notícias

Publicado há 4 meses
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O SBT segue fazendo mudanças estranhas na programação. Depois de trocar nome, apresentadores e horário do Fofocalizando/Triturando, a emissora de Silvio Santos agora aposta numa estranha reprise do noticioso Primeiro Impacto no horário do almoço. A ideia de Silvio Santos é usar o jornal de Marcão do Povo e Márcia Dantas como alavanca à programação vespertina, em mais uma tentativa de fazer o Triturando decolar. Trata-se de uma ideia, no mínimo, estapafúrdia.

É uma mudança estranha em vários sentidos. Um deles é o fato de se reprisar um jornal. Primeiro Impacto já é um jornal longo, exibido entre 4h e 10h30. E preenche grande parte da atração reapresentando matérias, já que o programa não tem material para tanto tempo. Assim, o que se vê na hora do almoço é a reprise da reprise da reprise. O espectador da emissora, então, é obrigado a ver notícias re-requentadas. Se a ideia é exibir um noticioso no horário do almoço, não seria melhor investir num programa novo? É ingenuidade acreditar que um jornal reprisado fará frente ao Jornal Hoje, da Globo, e Balanço Geral, da Record TV.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Além disso, vale lembrar que, há alguns anos, o SBT tentou emplacar o Primeiro Impacto neste horário. Em 2017, Silvio Santos determinou que o jornal deveria deixar as manhãs da emissora e ser exibido à tarde. Naquela época, não era reprise: Dudu Camargo e Marcão do Povo apresentavam o jornal ao vivo. Mesmo assim, não deu certo. Aliás, o resultado foi tão desastroso que o novo horário do noticioso durou menos de uma semana. Logo Silvio Santos determinou que tudo voltasse a ser como era antes. Como acreditar que agora vai dar certo?

Tradição

Na verdade, dificilmente o SBT conseguirá emplacar um jornal neste horário, seja inédito ou reprise. Isso porque isso vai contra o hábito do público da emissora, que está acostumado com programação infantil neste horário. Como o SBT não tem tradição no jornalismo, o espectador que quer se informar não vai procurar o canal. Vai preferir ver Globo ou Record TV, que exibe jornalísticos neste horário desde sempre.

Já o público do SBT busca, neste horário, uma alternativa. Por isso, a programação infantil sempre funcionou muito bem ali. Os desenhos do Bom Dia & Cia já têm público cativo. São uma tradição do canal. Ir contra isso é dar murro em ponta de faca. Sendo assim, vamos ver quanto tempo dura esta reprise sem propósito do Primeiro Impacto neste horário.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais