Plateia virtual funciona no Caldeirão do Huck, mas falha no Domingão do Faustão

Luciano Huck conseguiu manter a função da plateia, mas Faustão não

Publicado há um mês
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A necessidade de reinventar os programas de auditório, em razão da pandemia da covid-19, fez a TV brasileira aperfeiçoar o conceito de “plateia virtual”. Quando retomou as gravações em estúdio dos programas Caldeirão do Huck e Domingão do Faustão, a Globo fez uso do recurso. Que vem funcionando bem com Luciano Huck, mas não disse a que veio no palco de Fausto Silva.

Antes da pandemia, a plateia de Luciano Huck não era lá muito participativa, dada a grande quantidade de quadros realizados fora do estúdio do Caldeirão. A presença do público servia, além de aplaudir os músicos participantes, como um momento de descontração de Luciano, que costumava se sentar ao lado de alguém e bater um pequeno papo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Assim, quando a plateia deixou de ser física para se tornar virtual, com o público interagindo de casa por meio de videochamada, a função do auditório se manteve. Luciano segue chamando um ou outro elemento da plateia para uma conversa. Nada que mude a rota do programa, mas se trata de uma maneira simpática de aproximar o público da atração.

Além disso, a plateia de Luciano Huck costumava participar do quadro Quem Quer ser um Milionário?, como uma das ajudas que o participante pode recorrer caso tenha alguma dúvida quanto à questão. Pois a plateia virtual segue participando do quadro da mesma maneira. Ou seja, o Caldeirão do Huck conseguiu manter a função da plateia, apesar de ela não estar mais fisicamente presente. Funciona.

Faustão

Mas a mesma sintonia não foi vista no Domingão do Faustão. Desde que Fausto Silva voltou aos estúdios da Globo de São Paulo, o apresentador também passou a contar com a plateia virtual. Porém, a participação desta plateia é mínima, e a edição do programa ainda insere imagens de uma plateia física durante a atração. Estranho.

Pode ser que a plateia virtual faça sentido quando estrear a nova Dança dos Famosos, para que o público possa dar notas aos participantes. Mas, enquanto o quadro não estreia, a presença do público por videochamada acompanhando a gravação em tempo real parece algo meramente decorativo.

SBT

Curiosamente, nesta pandemia, o SBT foi o primeiro a adotar uma plateia virtual em seus programas. No entanto, ao contrário dos programas da Globo, nas atrações do SBT o público não acompanha verdadeiramente a gravação dos programas em tempo real. A plateia do SBT nada mais é que uma série de imagens pré-gravadas de pessoas reagindo exibidas em telões espalhados no cenário.

O resultado no vídeo é estranhíssimo. Isso porque a reação da “plateia” quase nunca bate com o que está acontecendo no palco, o que torna tudo sem sentido. Não foi uma boa ideia.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais