O Outro Lado do Paraíso é versão obscura de Chocolate com Pimenta

Publicado há 3 anos
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Chocolate com Pimenta, Ana Francisca (Mariana Ximenes) é uma menina muito humilde que é constantemente humilhada pelos habitantes de Ventura, cidadezinha onde vive. Sua vida dá uma virada a partir da amizade com Ludovico (Ary Fontoura), que decide se casar com ela para ampará-la e ser como um pai para seu filho, levando-a para viver na Argentina. Anos depois, com a morte de Ludovico, Aninha retorna à Ventura poderosíssima, disposta a se vingar de todos que a humilharam. Entre eles: Jezebel (Elizabeth Savalla), o banqueiro Conde Klaus (Claudio Correa e Castro), o delegado Terêncio (Ernani Moraes) e o prefeito Vivaldo (Fulvio Stefanini).

Já em O Outro Lado do Paraíso, Clara (Bianca Bin) também é uma mocinha muito humilde, que se envolve com o instável Gael (Sérgio Guizé). Herdeira de terras onde abundam diamantes, ela se torna alvo da mãe dele, a malvada Sophia (Marieta Severo), que vem armando para tomar posse do local. Em seus planos, ela conta com a ajuda do médico Samuel (Eriberto Leão), do juiz Gustavo (Luis Melo) e do delegado Vinícius (Flávio Tolezani). Sabe-se que Clara será internada num hospício e, ali, será ajudada por Beatriz (Natalia Thimberg), de quem herdará uma fortuna, e o sobrinho dela, Patrick (Thiago Fragoso). Ao fugir do hospício e endinheirada, ela tentará se vingar de Sophia e seus cúmplices.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ou seja, por mais que Chocolate com Pimenta e O Outro Lado do Paraíso sejam histórias com tons completamente distintos, suas espinhas dorsais são extremamente semelhantes. As duas mocinhas foram prejudicadas por uma trupe de vilões, se dão bem quando encontram verdadeiros “anjos da guarda” em seus caminhos, retornam numa outra posição e passam a fazer de tudo para se vingar de seus algozes.

Por trás das duas histórias, o mesmo autor: Walcyr Carrasco. De 2003, Chocolate com Pimenta é um dos maiores sucessos das seis da história da Globo, uma trama graciosa, redonda e muito divertida. Já O Outro Lado do Paraíso ainda não goza do mesmo prestígio da trama de 14 anos atrás, mas já passa por um processo de aceleração para promover a tão esperada virada da mocinha.

As duas novelas são histórias de vingança, tema recorrente em nossa dramaturgia e, logo, por si só, já trazem semelhanças apenas pela abordagem da temática. Mas não deixa de ser curioso perceber que as trajetórias de Ana Francisca e Clara, por mais distintas que sejam essas duas personagens, têm vários pontos bem parecidos.

Game shows dão algum rumo ao Domingo Legal

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais