O impressionante poder das novelas no Brasil

Publicado há 4 anos
Por Endrigo Annyston
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

As telenovelas são campeãs incontestáveis de audiência no Brasil, e ajudam a impulsionar as grades das principais emissoras do país.

Na Globo, a linha de shows depende do sucesso especialmente da trama das 21h, enquanto SBT e Record viram seus números melhorarem somente depois que suas histórias voltaram a registrar números expressivos.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O canal de Silvio Santos, após uma fase ruim, acertou a mão com Carrossel e não abandonou mais o filão de produções infantis, assim como a Record, que perdeu público no início dessa década, resolveu apostar em atrações bíblicas e até ameaçou a Globo com Os Dez Mandamentos.

No caso da rede de Edir Macedo, a dramaturgia não ficou segmentada: uma nova faixa de novelas foi aberta e é destinada a títulos sem inspiração na bíblia sagrada, também com dois dígitos de audiência.

Ou seja, duas emissoras que viveram momentos complicados e foram auxiliadas por folhetins.

Porém, é errado pensar que qualquer trama pode salvar um canal: os telespectadores gostam delas, mas precisam ser boas e instigantes, caso contrário…

Não por acaso, SBT e Record já abandonaram o formato diversas vezes, assim como a Band, que aparenta ter jogado a toalha após diversos fracassos.

Lázaro Ramos “se acaba” de chorar em entrevista com Jesuíta Barbosa na nova temporada do Espelho

Já a RedeTV, sempre ensaia investir em dramaturgia, mas deixa para depois, diante dos altos custos de produção.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais