Na reta final, As Aventuras de Poliana não tem mais o que inventar

No ar há dois anos, novela do SBT entra na reta final esgotada

Publicado há 4 meses
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O SBT está, finalmente, anunciando o fim de As Aventuras de Poliana. A novela infantil, que ficou mais de dois anos no ar e deve somar mais de 550 capítulos, terá, na verdade, um final forçado. Isso porque a ideia era já emendar com a “segunda temporada”, que vem sendo chamada de Poliana Moça. Mas a pandemia paralisou os trabalhos e a trama terá um hiato.

Apesar de a paralisação acontecer por conta de um motivo trágico, a pausa deve fazer bem à narrativa. Isso porque a adaptação de Íris Abravanel, baseada no original de Eleanor H. Porter, já não tem mais para onde correr há tempos. A trama da novela até começou interessante, mas o prolongamento irresponsável fez a história se esgotar e andar em círculos.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A novela contava uma história até redondinha, com Poliana (Sophia Valverde) descobrindo uma nova vida, após a perda dos pais, e ensinando o “jogo do contente”, modificando a vida de todos que a cerca. No entanto, esta premissa funcionou como um fiapo de trama, que se mostrou incapaz de sustentar uma novela tão longa.

Assim, para abastecer a história, Íris Abravanel e sua equipe fizeram uso de um arsenal de narrativas episódicas, envolvendo alunos e funcionários da escola Ruth Goulart, que não iam a lugar nenhum. Enquanto isso, alguns dos segredos foram sendo levados em banho-maria. A verdade sobre a paternidade da protagonista, por exemplo, foi revelada há pouco tempo.

Toda a trama que envolvia Poliana foi até esquecida diante dos arcos narrativos sem propósito da novela. Somente agora, na reta final da primeira fase, é que os autores resgataram o protagonismo da menina, que terá um novo revés na vida e ficará impossibilitada de andar. Isso deve dar algum fôlego aos últimos capítulos, já que não havia maiores resoluções destinadas ao desfecho.

Nova fase

Sendo assim, As Aventuras de Poliana tem alguma chance de recuperar o interesse da audiência. A segunda fase trará uma protagonista adolescente, novos personagens e conflitos. E isso é bom, já que é justamente isso o que falta há tempos na novela.

Deste modo, a pausa entre a primeira e segunda temporada servirá para que o público “descanse” desta primeira e interminável fase. Reencontrar os personagens já crescidos, meses depois, servirá para marcar bem a mudança, fazendo com que Poliana Moça apareça como uma nova novela, e não “mais do mesmo”.

O ideal seria uma nova novela, claro, mas, já que a aposta será numa nova temporada, que ao menos o público tenha tempo para respirar. Pode funcionar.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais