funcionou

Mesmo gravado, Ilha Record surpreende com reviravoltas

Manobras geram constantes novidades no reality da Record TV

Publicado em 18/08/2021

Novidade na linha de reality shows da Record TV, Ilha Record estreou com alguma desconfiança. Afinal, a proposta de não ser exibido em tempo real, o que culmina com a não-participação do público nas decisões, não foi bem-aceita em No Limite, da Globo. Porém, o programa de Sabrina Sato tem mostrado uma boa condução dos fatos, mesmo gravado, e se aproveitado do que poderia ser uma fraqueza, ao deixar o público de fora.

Do que foi visto até aqui, Ilha Record parece disposta a corrigir os “erros” da mais recente versão do Power Couple Brasil. O programa de Adriane Galisteu começou promissor com um elenco sem pudores, mas perdeu o fôlego conforme importantes participantes foram sendo eliminados.

Já no Ilha Record, são os próprios participantes que escolhem quem sai e quem fica, o que evita eliminações precoces de participantes promissores. E os eliminados não saem do programa de vez. Assim, a atração consegue absorver o melhor de cada participante, mesmo ele não estando mais na disputa. Não é engraçado, por exemplo, ver os resmungos e os planos frustrados de Dinei e seus amigos do exílio?

Enquanto isso, na disputa entre os participantes remanescentes, Ilha Record adotou uma dinâmica de surpreendê-los, sempre. A cada ciclo, mudam-se algumas regras, ou são estabelecidas algumas provas surpresa e outras formas de eliminação. Estas surpresas constantes evitam que o jogo caia no marasmo.

Além disso, é surpreendente também a forma como a direção do programa conseguiu gerar buzz, mesmo com o programa já todo gravado. O fato envolvendo Piong Lee e Antonela Avellaneda, por exemplo, ganhou alta repercussão antes mesmo da estreia. E, agora que o fato em si foi exibido na TV, voltou a mexer com a audiência.

Em suma, Ilha Record é um apanhado de tudo o que já foi feito em reality shows. Mas as reviravoltas propostas pela produção têm funcionado. Com isso, o programa transforma o que poderia ser uma fraqueza, que é a ausência da participação do público e o risco de se vazarem informações, numa qualidade que tem feito a diferença.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade