aposta arriscada

Matinal com Patrícia Abravanel pode ser um tiro no pé do SBT

A filha de Silvio Santos é inexperiente em coberturas ao vivo

Publicado em 23/02/2021

O SBT continua tocando o projeto de um novo programa matinal de variedades na emissora. Antiga reivindicação do departamento comercial da emissora, a ideia finalmente deve sair do papel nos próximos dias.

Porém, Silvio Santos teria vetado os nomes de Ticiana Villas Boas e Ivan Moré, que gravaram um piloto da atração que deve se chamar Vem Pra Cá. E o matinal deve ficar sob o comando de Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano.

Trata-se de uma ideia arriscada, e por vários motivos. O primeiro deles é o fato de o SBT pretender reduzir a programação infantil para encaixar a nova atração. Exibir desenhos pela manhã é uma tradição que a emissora cultiva desde que entrou no ar, há quase 40 anos. É compreensível que haja a vontade de reduzir, já que o Bom Dia & Cia não traz faturamento. Mas seria necessário bom senso.

Afinal, quem procura informação e variedades pela manhã não enxerga o SBT como opção. A Globo, com seus jornais, o Mais Você e o Encontro, já lidera a audiência há tempos. A Record TV também tem forte tradição no jornalismo, e exibe o Hoje Em Dia há mais de 15 anos. Neste contexto, o infantil do SBT sempre foi visto como alternativa, e por isso registra boa audiência.

Ao colocar um programa similar ao da concorrência no ar, o SBT vai competir com atrações consolidadas. E sem nenhuma tradição no segmento. Haverá uma forte quebra de público. É até possível que, aos poucos, os espectadores encontrem a atração do SBT. Porém, será preciso paciência e tempo de maturação. E paciência nunca foi o forte de Silvio Santos.

Patrícia Abravanel

Além disso, a escalação de Patrícia Abravanel para comandar o programa é bastante questionável. Apesar de experiente em auditórios, a filha de Silvio Santos nunca foi testada no “ao vivo”. Ainda mais num programa quente, que repercutirá noticiário. É preciso cancha para um desafio destes.

Ticiana Villas Boas, que tem experiência em bancadas de jornal, seria um nome bem menos arriscado. Ao apostar num nome inexperiente, o canal pode encontrar dificuldades em convencer o mercado publicitário que se trata de uma aposta séria.

Com isso, Vem Pra Cá pode nascer já comprometido. Corre o risco de decepcionar na audiência e, ainda, não cumprir sua missão de injetar mais dinheiro na emissora.

Não é uma boa hora para o SBT correr um risco deste tamanho. O contexto pede prudência. São decisões como esta que colocam a emissora em posição desconfortável diante de seus concorrentes diretos.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade