Há espaço na Globo para uma possível volta de Xuxa?

Constantes visitas à Globo aumentam especulações sobre um retorno

Publicado há um mês
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A nova temporada de Lady Night, do Multishow, foi aberta nesta terça-feira (03) com a presença de Xuxa Meneghel. A visita da apresentadora a Tatá Werneck é exibida apenas dois dias depois de sua aparição no Fantástico, da Globo. Que se deu após aparições no Conversa com Bial, com uma entrevista remota, e no Domingão do Faustão, onde surgiu numa reprise. Ela ainda deve pintar no Altas Horas e no novo programa de Angélica no Globoplay.

Ou seja, Xuxa está em alta na casa que a consagrou. Cenário bem diferente do visto a partir de 2015, quando trocou a Globo pela Record TV e viu a antiga casa lhe dando pouco ou nenhum espaço. A loira chegou a se lamentar publicamente, numa coluna em uma revista, na ocasião em que notou câmeras da Globo evitando-a quando foi homenageada por uma escola de samba no Carnaval.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A mudança de tratamento chamou a atenção do público, que começa a alimentar especulações de que Xuxa estaria prestes a retornar à antiga casa. O fato de seu contrato com a Record estar próximo do fim ajuda a aumentar os rumores. Porém, até aqui, não há nada confirmado. Mas é inegável que Xuxa e Globo vivem uma boa fase, e seu retorno parece bastante possível.

Espaço

No entanto, fica a pergunta: caso volte, o que Xuxa fará na Globo? Afinal, sabe-se que a apresentadora é uma ótima convidada. As participações dela no Conversa com Bial e no Fantástico renderam audiência e repercussão. Mas vale lembrar que seus últimos programas na Globo amargaram baixos índices de audiência. TV Xuxa, extinto no início de 2014, costumava apanhar do Pica-Pau, da Record (que, curiosamente, a contratou tempos depois).

Xuxa também não rendeu grandes audiências para a Record TV. Seu primeiro programa, Xuxa Meneghel, foi alvo de severas críticas e teve um final melancólico. Depois disso, a apresentadora se aventurou em formatos e fez as pazes com a crítica, graças às boas performances à frente de Dancing Brasil e The Four. Mas eles também não renderam uma audiência explosiva.

Por outro lado, é inegável que sua passagem pela Record acrescentou pontos importantes na trajetória de Xuxa. Isso porque, na Globo, a apresentadora sempre buscou um espaço que fosse seu. Já na Record, ela topou se aventurar em formatos, o que a deixou mais flexível como apresentadora. Se for o caso de ela voltar à Globo, fatalmente ela o fará em novas condições. O que pode ser algo positivo.

Neste contexto, é pouco provável que Xuxa volte à sua antiga emissora num novo programa feito para ela. A Globo não tem mais apostado em programas de animadores. Dificilmente, um novo apresentador terá na emissora algo aos moldes do Domingão do Faustão ou Caldeirão do Huck. Assim, uma volta do TV Xuxa, ou do Planeta Xuxa, ou algo neste sentido, parece não ser uma opção.

Por outro lado, há uma profusão de formatos ou programas de temporada. Angélica, por exemplo, conseguiu voltar ao ar com um programa com número fechado de episódios. Isso sem falar que, cada vez mais, a Globo tem produzido para diferentes janelas de exibição. Um retorno de Xuxa poderia significar um novo projeto para o Globoplay, GNT ou Multishow, por exemplo.

Ou seja, caso deixe a Record, Xuxa terá vários caminhos para escolher. O bom relacionamento atual com a Globo torna o canal carioca uma realidade possível. Mas, sem dúvidas, o espaço que ocupará será diferente daquele que já ocupou antes. E isso pode ser interessante, como uma nova reinvenção.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio