Desnecessário

Globo faz desserviço no mês do orgulho LGBTQIA+ ao censurar beijo gay em Além da Ilusão: “Horário não permite”

A produção cortou a cena no momento que um beijo iria acontecer

Publicado em 15/06/2022

Em pleno mês do orgulho LGBTQIA+, a TV Globo deu dois passos para trás com Além da Ilusão, trama das 18h de Alessandra Poggi. Uma simples cena de dois homens assumindo um compromisso virou um enorme desserviço para a causa.

Plínio (Nikolas Antunes) surpreendeu Leopoldo (Michel Blois) com um pedido de casamento ao ver o filho do dono da rádio da história agoniado com a pressão do pai, que quer que o herdeiro suba ao altar o mais rápido possível com Arminda (Caroline Dallarosa).

“Só falta uma coisa para esse momento ficar perfeito. Posso te dar um beijo?”, pede Plínio após ouvir um ‘sim’ do amado. Aí que começou o problema. Arminda diz para Inácio (Ricky Tavares), seu companheiro, que é o momento de deixar o casal a sós.

A câmera acompanha os dois personagens, deixando de filmar o casal gay. “Por que a gente teve que sair correndo?”, indagou Inácio. “Você trabalha numa rádio, sabe muito bem que o horário não permite”, respondeu Arminda, aos risos e indo embora com o rapaz.

Que tipo de mensagem uma cena como essa passa para os telespectadores? O horário não permite uma demonstração de afeto entre dois homens? A produção já teve pai matando a própria filha, mocinha sendo dopada para tentativa de estupro, mulher apanhando de homem, mas o amor entre pessoas do mesmo sexo é que merece a censura?

Vale lembrar que o folhetim anterior, Nos Tempos do Imperador, também causou irritação por causa de uma sequência de racismo reverso – algo que evidentemente não existe. O canal sofre de uma falta de cuidado até hoje na hora de retratar questões sobre minorias. Mais uma bola fora.

As informações e opiniões expressas nesta crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade